As diversas faces da dúvida – ceticismo, negacionismo e confiança nas ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2020.54268

Resumo

Na pandemia de COVID-19, tem havido um embate entre seguir e não seguir as recomendações científicas. Por um lado, este artigo aborda os argumentos do ceticismo filosófico para colocar em dúvida as reivindicações de conhecimento. Por outro lado, investiga as razões para confiar nas ciências do ponto de vista dos seus recursos e das disciplinas que as estudam. Aborda também, a partir da obra de Oreskes e Conway, Merchants of doubt (2010), as estratégias empregadas pelos negacionistas contra as alegações científicas. Embora as incertezas e as dúvidas sempre estejam presentes, tendo em vista os mecanismos de escrutínio científico, há razões para termos relativa confiança nas ciências.

Biografia do Autor

Mônica Ferreira Corrêa, LINPES, IPUB / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Filosofia pelo PPGFIL UERJ
Sou graduada em Química licenciatura (1987) e em Filosofia, licenciatura (2011) e bacharelado (2010). Adquiri o título de Mestre em Filosofia (2013) com a dissertação: A filosofia de Espinosa no pensamento de Damásio e de Atlan. Cursei o Doutorado em Filosofia de 2015 a 2019 , quando pesquisei o tema das emoções, com foco na relação entre a emoção e a formação da consciência no âmbito das neurociências, mais particularmente, da neurociência afetiva de Jaak Panksepp. Toda a minha formação tem acontecido na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Em 2014, passei a frequentar seminários de neurobiologia e neurofisiologia da emoção da Pós-Graduação em Ciências Biológicas, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, ministrados pela Profa. Dra. Eliane Volchan. Participo também do Grupo de Pesquisa de Filosofia da Ciência "Em Construção: estudos de epistemologia histórica sobre ciência, natureza e sociedade", sob a liderança do Prof. Dr. Antonio Augusto Passos Videira.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Corrêa, M. F., & David, M. G. (2020). As diversas faces da dúvida – ceticismo, negacionismo e confiança nas ciências. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (8). https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2020.54268