A destruição da natureza e a emergência de zoonoses: os temas híbridos e o contrato natural podem nos mostrar caminhos para superar problemas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2020.54059

Resumo

Apresentaremos, inicialmente, em linhas gerais, a partir de artigos que versam sobre o transbordamento - a passagem de vírus de outros animais para o homem - a relação entre destruição ambiental e o possível aumento de zoonoses. Em um segundo momento, exporemos tanto a ideia de híbrido presente em Jamais fomos Modernos de Bruno Latour, quanto à ideia de um contrato natural, tal qual presente na obra O Contrato Natural de Michel Serres. Tais ideias podem auxiliar a compreensão de questões e práticas humanas atuais, possibilitando tanto o surgimento de um novo modo de tratar nossas questões, quanto uma mudança de nossa relação com o ambiente natural.

Biografia do Autor

Rogério Tolfo, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Departamento de Filosofia e Ciências Humanas

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Tolfo, R. (2020). A destruição da natureza e a emergência de zoonoses: os temas híbridos e o contrato natural podem nos mostrar caminhos para superar problemas?. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (8). https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2020.54059