Albert Einstein: religiosidade e política como valores do homem de ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2021.51879

Resumo

O objetivo do presente artigo é o de apresentar um Albert Einstein diferente daquele que comumente encontramos nos meios de comunicação social, bem como nos livros didáticos: a imagem de um gênio da Física, cujas produções teóricas deixaram marcas que muito dificilmente serão superadas e cujos efeitos práticos de suas teorias vemos a todo momento serem aplicados no campo da tecnologia. Gostaríamos, portanto, de apresentar, mesmo que de forma restrita, as facetas de um Einstein engajado nas causas mais nobres do seu tempo. Aquele que, enquanto homem de ciência, não se furtou de sua responsabilidade social e do alto de sua fama pronunciou-se sobre os mais diversos temas que afligiam o seu século. Especialmente, aqui, trataremos de dois posicionamentos de Einstein a respeito de temas que vimos ser cruciais em sua vida pessoal, a saber, “ciência e religião” e “ciência e política”. Esperamos que as linhas que se seguem, possam servir de exemplo e estímulo àqueles que as lerem.

Biografia do Autor

Eduardo Simões, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros (2001), mestrado (2008) e doutorado (2012) em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência na área de Filosofia atuando com temas ligados à Lógica, Filosofia da Linguagem, Filosofia da Ciência, Ética, H. Hertz e L. Wittgenstein. Atuou em atividades administrativas e de representação como coordenador de graduação, de pós-graduação e coordenador de pesquisa. É autor dos livros "Wittgenstein e o Problema da Verdade" (2008), "Lógica Formal e Ética" (2009), "Hertz, Wittgenstein e a Representação do Mundo" (2012), além de um livro na área de Metodologia Científica intitulado "Manual para Normalização de Projetos de Pesquisa, Monografia e Trabalhos Científicos" (2014). Atualmente é professor adjunto (DE) do curso de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins, bem como, Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (INEP - MEC). É líder do Grupo de Pesquisa "Lógica, Linguagem e Ciência" cadastrado no CNPq e certificado pela UFT.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Simões, E. (2021). Albert Einstein: religiosidade e política como valores do homem de ciência. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (10), 300–312. https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2021.51879