O sono antropológico da Modernidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2020.49849

Resumo

Com base na obra As Palavras e as Coisas de Michel Foucault, este artigo pretende visibilizar uma conexão entre os quatro segmentos teóricos que norteiam o pensamento antropológico característico da Modernidade. Para tanto, preliminarmente, o texto examina como estas disposições de saber tornaram possível o aparecimento da figura do Homem como o fundamento do e obstáculo para o conhecimento. Em seguida, o trabalho procede perscrutando as principais ancoragens do pensamento antropológico, de modo que, no transcorrer da análise, o que se evidencia é um movimento de caráter circular e autorreferencial, manifestado pela necessidade interna imanente que um segmento tem de remeter ao outro.

Palavras-chaves: Michel Foucault. Pensamento antropológico. Modernidade. Homem. Crítica.

Biografia do Autor

Pablo Severiano Benevides, Professor Efetivo (Adjunto) do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-doutor em Filosofia da Educação pela Universitat de Barcelona (2016), período em que esteve como Professor Visitante desta mesma Universidade, filiado ao Departament de Teoria i Història de l'Educació. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará com Estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010-2013). Mestre em Filosofia (2008) e Graduado em Psicologia (2006) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, é Professor Efetivo (Adjunto) do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da UFC - Setor de Estudos: Psicologia da Educação. É também Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (2013-2019), orientando Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado.

Adolfo Jesiel Siebra, Doutorando no Programa de Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS )

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC (Universidade Federal do Ceará) sob a orientação do Prof. Dr. Pablo Severiano Benevides, momento em que desenvolveu a pesquisa acerca da naturalização das práticas psicológicas no domínio da saúde, a partir de uma leitura pós-estruturalista, com ênfase nas obras de Michel Foucault. Possui como temas de interesse: Arqueogenealogia da Psicologia, História das Práticas Psicológicas, História das Ciências da Saúde e das Práticas em Saúde, História da Saúde Pública no Brasil, Modos de Subjetivação e Produção de Subjetividades no Campo da Saúde.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Benevides, P. S., & Siebra, A. J. (2020). O sono antropológico da Modernidade. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (8). https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2020.49849