A máscara e o que pode ser dito: mecanismos de silenciamento ontem e hoje e as fake news

Autores

  • Veronica Santana Queiroz Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2021.48369

Resumo

As fake news têm sido usadas como estratégia política para a disseminação de informações falsas fazendo uso das mídias sociais com a finalidade de manipular opiniões em detrimento do silenciamento de fatos e de vozes historicamente mortificadas. Esse fenômeno tem como correlato as máscaras coloniais que serviam para impor o silenciamento nos sujeitos negros escravizados, em especial, nas mulheres. A hipótese central do artigo é que o mecanismo de silenciamento que ora foram as máscaras coloniais foi atualizado na forma das fake news persistindo os rastros da colonialidade. Trazer à superfície versões da história que foram ocultadas é uma aposta para provocar fissuras nas máscaras.

Downloads

Publicado

2021-09-13

Como Citar

Queiroz, V. S. (2021). A máscara e o que pode ser dito: mecanismos de silenciamento ontem e hoje e as fake news. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (9). https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2021.48369