A missão italiana para a formação de matemáticos na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil: Achille Bassi e Gabriele Mammana, apenas diplomacia cultural?

Raphael Alcaires Carvalho

Resumo


Neste trabalho pretendemos mostrar como ocorreu a circulação de matemáticos da Itália para o Brasil por meio da missão italiana, mais especificamente a vinda dos professores de matemática estrangeiros Achille Bassi (1907-1973) e Gabriele Mammana (1893-1942) para trabalharem na recém-criada Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) da então Universidade do Brasil (UB), atualmente Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Dentre as questões abordadas, elucidaremos como se deu a contratação desses matemáticos, a escolha desses nomes, em quais áreas eles trabalharam, se contribuíram na formação de pesquisadores matemáticos e se publicaram trabalhos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2020.48226

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Raphael Alcaires Carvalho

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Programa de Pós-Graduação em Filsofia da UERJ

ISSN (online): 2526-5792

 

Licença Creative Commons
Em Construção está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Construção pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Em Construção.


Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524, sala 9037 – bloco F. Maracanã – Rio de Janeiro. CEP: 20550-900

E-mail: emconstrucaorevista@gmail.com