Considerações sobre biografia científica e história transnacional das ciências: o caso da participação de Gleb Wataghin na cooperação ítalo-soviética (1959-1968)

Luciana Vieira Souza da Silva

Resumo


Este artigo buscar explorar as possibilidades de interlocução entre a biografia científica e a história transnacional para a história das ciências, tendo como estudo de caso a participação do físico russo-italiano Gleb Wataghin na cooperação ítalo-soviética. A análise de trajetórias individuais tem se mostrado uma ferramenta a ser considerada na análise da construção de redes transnacionais. Entre os resultados, argumento sobre a possibilidade de que esses contatos tenham sido fruto de parte da expressão do habitus do físico, constituído em seu período brasileiro, quando trabalhou pela internacionalização da ciência, em acordo com as relações diplomáticas estabelecidas entre os países.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2020.48121

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Luciana Vieira Souza da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Programa de Pós-Graduação em Filsofia da UERJ

ISSN (online): 2526-5792

 

Licença Creative Commons
Em Construção está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Construção pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Em Construção.


Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524, sala 9037 – bloco F. Maracanã – Rio de Janeiro. CEP: 20550-900

E-mail: emconstrucaorevista@gmail.com