Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2020.47774

Resumo

Apresentamos estudos sobre a história da física na primeira metade século XX, em especial sobre cosmologia e física nuclear, a partir das trajetórias científicas de George Gamow, Robert Oppenheimer e Gleb Wataghin, que foram base a criação de propostas didáticas que visam contribuir para a educação científica em uma perspectiva que valoriza discussões sobre ciência, tecnologia e sociedade. Para isso, selecionamos historiadores que adotaram uma abordagem transnacional da história da ciência, que enfatiza a circulação de cientistas e saberes no período entreguerras, dando atenção a como as complexas identidades nacionais dos cientistas influenciaram suas trajetórias científicas.

Biografia do Autor

Alexandre Bagdonas, Universidade Federal de Lavras

Pesquisador de Ensino de Física, História da Física e das contribuições da História e Filosofia da Ciência para a Educação Científica

Downloads

Publicado

2020-06-17

Como Citar

Bagdonas, A. (2020). Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (7). https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2020.47774