Lélia Gonzalez: uma filósofa brasileira abalando as estruturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2019.40848

Resumo

O foco desse texto é a produção filosófica de mulheres, em especial a filosofia de Lélia Gonzalez. Em seus livros e artigos, essa filósofa brasileira falou sobre linguagem, descolonização, identidade amefricana, combate ao racismo, feminismo, interseccionalidade. Ela criou conceitos e, esgarçando os limites da filosofia, fez dela caminho fértil para pensar a vida e o momento presente. Esse escrito é parte de uma pesquisa sobre as filósofas, cujo objetivo é dar maior visibilidade às obras das mulheres, com a finalidade de incluí-las no cânone filosófico e nos currículos e programas de ensino de filosofia.

Biografia do Autor

Joana Tolentino, Colégio Pedro II

Docente do departamento de Filosofia do Colégio Pedro II, doutora e mestre em filosofia pelo PPGF-UFRJ, pesquisadora sobre filosofia, ensino e descolonização, membro do grupo CORPODER: Filosofias Decoloniais - corpos, poderes e saberes (CNPq).

Downloads

Publicado

2019-06-07

Como Citar

Tolentino, J. (2019). Lélia Gonzalez: uma filósofa brasileira abalando as estruturas. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (5). https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2019.40848