Para além do gênero: anotações sobre a recepção da obra de Butler no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2019.40523

Resumo

Este artigo toma como central o tema da performatividade na obra da filósofa Judith Butler e tem como objetivo discutir os atravessamentos dessa questão na maneira como a autora vem sendo lida em diferentes campos disciplinares no Brasil. Analisa, ainda, as defasagens temporais das traduções de seus livros e elenca pesquisas que procuraram ir além do conceito de gênero, a fim de argumentar que não é possível dividir a obra da autora em duas partes, a primeira exclusivamente dedicada ao gênero e só a segunda voltada para temas da filosofia política. Todo debate sobre gênero é, desde sempre, político.

Biografia do Autor

Carla Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Carla Rodrigues é professora do Departamento de Filosofia da UFRJ, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (IFCS/UFRJ), e pesquisadora da Faperj (Jovem Cientista do Nosso Estado), onde desenvolve o projeto “Judith Butler: do gênero à crítica da violência de estado”. É integrante da linha de pesquisa Gênero, raça e colonialidade, no Programa de Pós-Graduação em Filosofia (IFCS/UFRJ). Coordena, desde 2015, o laboratório Escritas - filosofia, gênero e psicanálise (UFRJ/CNPq), criado para articular essas linhas teóricas a partir de uma perspectiva política.

Downloads

Publicado

2019-06-07

Como Citar

Rodrigues, C. (2019). Para além do gênero: anotações sobre a recepção da obra de Butler no Brasil. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (5). https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2019.40523