O aspecto social das ciências e a defesa da educação: Uma leitura contemporânea da epistemologia histórica de Gaston Bachelard

Autores

  • Maria Helena Silva Soares

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2017.28124

Resumo

O presente artigo pretende abordar o aspecto social das ciências na epistemologia histórica de Bachelard por meio de sua defesa e valorização da educação. Esperamos responder por meio da defesa bachelardiana dos valores e da vocação científica às críticas que afirmam não ver em sua filosofia questões que ultrapassam o âmbito cognitivo da produção nas ciências. Para isso, realizamos uma análise comparada das contribuições filosóficas de Gaston Bachelard e da perspectiva dos Science Studies, a fim de apresentarmos os pontos de encontro e afastamento entre as duas abordagens. Ensaiamos, neste trabalho, provar que há uma proposta ético-política na epistemologia bachelardiana, qual seja a sua defesa da educação científica. Deste modo, buscamos não apenas corroborar nossa tese de que é possível, a partir de Bachelard, fazer uma leitura social da epistemologia histórica, como também defender a atualidade de seu pensamento.

Downloads

Publicado

2018-06-04

Como Citar

Soares, M. H. S. (2018). O aspecto social das ciências e a defesa da educação: Uma leitura contemporânea da epistemologia histórica de Gaston Bachelard. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (1), 51–68. https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2017.28124

Edição

Seção

Artigos