A literatura como meio de avaliação da produção científica e o problema da autoria em ciência

Cristina de Amorim Machado

Resumo


O objetivo deste artigo é examinar o problema da autoria em ciência, postulando que não só a imagem de ciência mudou nas últimas décadas, mas também o conceito de autoria. Ninguém negaria hoje, por exemplo, que a ciência é uma empreitada coletiva que circula e se modifica no processo, e que implica uma literatura científica cada vez mais colaborativa. No entanto, quando o número de atores da prática científica se multiplica e tantas vozes participam dessa cena para além dos cientistas, como definir a autoria em ciência? Como pensar em avaliação com base na literatura científica, considerando a emergência desse novo tipo de autor? Analisar o problema da autoria é importante por conta das demandas para reconhecer, responsabilizar e dar crédito em ciência, sobretudo em tempos de produtivismo baseado em bibliometria.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2017.28122

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Cristina de Amorim Machado

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Programa de Pós-Graduação em Filsofia da UERJ

ISSN (online): 2526-5792

 

Licença Creative Commons
Em Construção está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Construção pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Em Construção.


Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524, sala 9037 – bloco F. Maracanã – Rio de Janeiro. CEP: 20550-900

E-mail: emconstrucaorevista@gmail.com