Notícias

Chamada de trabalhos para o Dossiê: Diásporas, Dissidências e Devastações

 

CHAMADA ABERTA PARA O DOSSIÊ: Diásporas, Dissidências e
Devastações

Orgs: Cassiana Rodrigues (Doutoranda do Instituto de Medicina Social/UERJ);

Flávia Souza (Doutoranda do Instituto de Medicina Social/UERJ);

Gabriela Barreto (Doutoranda do Instituto de Medicina Social/UERJ);

Kelly Diogo (Doutoranda do Instituto de Medicina Social/UERJ).

 

O sistema mundo/colonial/capitalista/patriarcal/heteronormativo/cristão/militar promoveu devastações e produziu o mundo como o conhecemos (KILOMBA, 2019). Em outras palavras, o colonialismo forçou e continua promovendo o espalhamento, a obliteração e o genocídio dos povos que se encontram, como nos alerta Krenak (2019), na ‘periferia da humanidade’. Seus corpos e suas práticas - dissidentes da norma colonial - seguem resistindo enquanto sobrevivem e atravessam o fim do mundo como o conhecemos reconstituindo outra (s) existência (s). Este dossiê reunirá produções que se propõem a (re)construir outro pensamento e ação-política contra colonial e anti cisheteronormativa. O intuito é rompermos com uma ciência estanque que legitima e monopoliza o saber universal e eurocentrado enquanto desumaniza corpos a partir de concepções racistas e LGBTQfóbicas (COLLINS, 2019; GUEDES, 2017). Sabemos que os estudos da contra colonialidade vão muito além de um projeto acadêmico. No nosso entendimento, a contra colonialidade consiste também numa prática de oposição e intervenção que surgiu desde quando o primeiro sujeito colonial reagiu contra os desígnios imperiais do homem branco colonizador (GROSFOGUEL, 2011; MALDONADO-TORRES, 2016). E assim, os povos em diáspora e aqueles que se desviam da norma branca cisheteronormativa resistem às degradações ontoepistemológicas ocidentais (SILVA, 2014). Desta forma, propomos narrativas nos formatos de artigo acadêmico, resenha, relato de experiência e que versem sobre todas e quaisquer formas de saberes contra coloniais, seja a saúde, a educação, ciências humanas em geral, cosmologias indígenas e africanas, etc.

Prazo para o envio de trabalhos: 05/07/20

Previsão da publicação: 01/2021

 
 
Publicado: 2019-12-03 Mais...
 

Chamada de trabalhos para o Dossiê: Qual é o valor da ciência? O debate em metafísica e axiologia da ciência no século XX

 

Qual é o valor da ciência? O debate em metafísica e axiologia da ciência ao longo do século XX.

Orgs. Dr. Vinícius Carvalho da Silva (Pós-doutorando no Instituto de Medicina Social da UERJ. Professor da Universidade Estadual do Tocantins)

Dr. Eduardo Simões (Professor da Universidade Federal do Tocantins)

Dr. André de Oliveira Mendonça (Professor do Instituto de Medicina Social da UERJ)


Prazo para o envio de trabalhos: 20/06/20

Previsão da publicação: 12/2020


 
Publicado: 2019-07-13 Mais...
 

Chamada de trabalhos para o Dossiê: Transnacionalismo científico no século XX: cientistas, instrumentos e ideias

 

Transnacionalismo científico no século XX: cientistas, instrumentos e ideias

Org. Dr. Heráclio Tavares (Pós-doutorando no Instituto de Física da USP)

Temos como objetivo nesta edição de “Em Construção” convidar pesquisadores a enviarem trabalhos que busquem uma melhor compreensão histórica a respeito do transnacionalismo de elementos de ciência no século XX. Se pensarmos nos historiadores das ciências que investigam estes trânsitos, perceberemos que seus itinerários por arquivos em diferentes países seguem a mesma lógica de seus objetos de estudo. Entender como as racionalidades dos historiadores da ciência estrangeiros operam no Brasil e a dos brasileiros em arquivos no exterior é uma área ainda pouco explorada, vinculando-se à História da historiografia da ciência (SECORD, 2013). Relatos curtos de percursos de pesquisas por arquivos, tratando as dificuldades, os métodos, as “descobertas”, potenciais coleções e/ou fundos a serem explorados por nossos pares no campo da História das Ciências também serão bem-vindos nesta chamada, bem como resenhas e descrições de fontes – até quatro (04) laudas – sobre o tema.

Prazo para o envio de trabalhos: 01/12/19

Previsão da publicação: 05/2020

 
Publicado: 2019-04-24 Mais...
 
1 a 3 de 3 itens