ENSAIO FILOSÓFICO SOBRE O POEMA DE PARMÊNIDES

Autores

  • Zildenice Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ricardo Nogueira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/ellinikovlemma.2017.33550

Resumo

O presente trabalho foi elaborado com base na pesquisa interdisciplinar que venho desenvolvendo no Curso de Doutorado em Letras Clássicas da UFRJ sob a orientação do Professor Doutor Ricardo de Souza Nogueira. O objetivo deste artigo é identificar algumas características contidas no poema Da Natureza de Parmênides que permitam uma comparação entre a linguagem imagética e simbólica contida em seu proêmio (fragmento 1) e um tipo de expressão mais abstrata, relacionada ao pensamento filosófico-científico, que foi desenvolvido na Grécia a partir do século VI a.C. e que pode ser melhor observado em diversas outras passagens do poema, também selecionadas para constarem nesse estudo (fragmentos 2, 3, 6 e 8). Para isso, o poema será estudado em meio ao contexto de enunciação no qual foi escrito, de modo a identificar as influências recebidas de outros pensadores e constatar os traços das influências da épica e a presença do pensamento filosófico-científico.

 

Palavras-chave: Parmênides, Poema Da Natureza, Pensamento filosófico

Biografia do Autor

Zildenice Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda junto ao PPGLC da UFRJ

Ricardo Nogueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Autor e tradutor de livros sobre cultura Grega Antiga, é professor adjunto de Língua e Literatura Gregas da UFRJ e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da UFRJ.

Downloads

Publicado

2017-12-03

Como Citar

Martins, Z., & Nogueira, R. (2017). ENSAIO FILOSÓFICO SOBRE O POEMA DE PARMÊNIDES. Eλληνικo βλεμμα, (3). https://doi.org/10.12957/ellinikovlemma.2017.33550

Edição

Seção

Estudos de Filosofia Grega