A presença de Dioniso nas taças de vinho kylikes decoradas com grandes olhos monumentais do período arcaico dos gregos

Autores

  • Maria Regina Candido Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/ellinikovlemma.2017.31526

Resumo

O conjunto de vasos em terracota no formato de kylix detém a função social de taça para beber vinho que, provavelmente, circulava junto aos simposiastas nos banquetes.  Acredito que ao final da festa as taças eram depositadas no santuário do deus Dioniso. A aparência das kylikes que selecionamos detém a peculiaridade de simular uma face devido à presença de dois grandes pares de olhos.

Biografia do Autor

Maria Regina Candido, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, coordenadora do Núcleo de Estudos da Antiguidade/NEA/UERJ (P.710/SR-3) e coordenadora do Curso de Especialização de História Antiga e Medieval/CEHAM da UERJ (Lato Sensu). Atua como avaliadora do INEP/MEC na área de comunicação Social e História. Participa do programa de Pós Graduação da História/PPGH da UERJ e da Pós-Graduação de História Comparada/PPGHC/UFRJ.

Downloads

Publicado

2017-11-01

Como Citar

Candido, M. R. (2017). A presença de Dioniso nas taças de vinho kylikes decoradas com grandes olhos monumentais do período arcaico dos gregos. Eλληνικo βλεμμα, 1(2). https://doi.org/10.12957/ellinikovlemma.2017.31526

Edição

Seção

Estudos de História e Cultura Material