Direitos autorais 2021 Ailton Jesus Dinardi, Márcio Jonas Dornelles Oliveira, Carla Cristina Borges Medina, Luis Roberval Bortoluzzi Castro
ISSN: 2316-9303 | Indexada em:
Ailton Jesus Dinardi
https://orcid.org/0000-0002-5625-1787
Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus Uruguaiana-RS
Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana-RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019-2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.
Márcio Jonas Dornelles Oliveira
Licenciando do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus Uruguaiana-RS
Carla Cristina Borges Medina
Licenciada em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus Uruguaiana-RS,
Iniciou sua graduação no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza em 2015, na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Atuou como Bolsista do Programa de Residência Pedagógica, Subgrupo Matemática, Biologia, Física, Química, Núcleo Ciências da Natureza - Uruguaiana - Estratégias de Inovação Pedagógica na formação acadêmico-profissional para o Ensino de Ciências. Integrante do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI). Participou como Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID, subgrupo Licenciatura em Ciências da Natureza
Luis Roberval Bortoluzzi Castro
https://sites.unipampa.edu.br/lbda/pagina-exemplo/
Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana/RS.
Graduado em Ciências Biológicas (2003 - 2006), com atualização em Ciências Biológicas (2009) pela PUCRS. Especializado em Licenciamento Ambiental pela FGF (2010 - 2011), com experiência junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis IBAMA (2007-2011), foi Coordenador Ambiental do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI) junto ao WORLD BANK (BIRD) (2011-2012). Participou de atividades voluntárias nos Conselhos, Binacional de Meio Ambiente (Brasil - Argentina), Conselho Municipal de Meio Ambiente de Uruguaiana (CONSEMMA), Conselho Fiscal do Fundo Municipal de Custeio dos Serviços de Coleta (FUMCRES) e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Uruguaiana (COMPDEC), foi diretor de Meio Ambiente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Uruguaiana/RS (2013-2015). Especialista em Educação Ambiental (2016-2017) e Mestre em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde(2016-2018), pela Universidade Federal de Santa Maria. Atuou como professor voluntário no curso de Ciências da Natureza, Professor convidado junto ao Curso de Especialização em Educação Ambiental e foi professor substituto no curso de Aquicultura na Universidade Federal do Pampa Campus Uruguaiana. Atualmente é doutorando em Educação em Ciências, pesquisador colaborador junto ao Laboratório de Biologia e Diversidade Animal e integrante dos grupos de pesquisa, COMCIÊNCIA: Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências e NUPILABRU: Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai na Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.
ISSN: 2316-9303 | Indexada em: