Direitos autorais 2019 e-Mosaicos
ISSN: 2316-9303 | Indexada em:
Márcia Regina Kaminski
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Brasil
Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Cascavel. Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Foz do Iguaçu (2018). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Cascavel (2003), Pós Graduada em Ensino da Matemática, com Curso Técnico Em Multimeios Didáticos pelo Instituto Federal do Paraná. Desde 2004 é Instrutora de Informática Educacional - Secretaria Municipal De Educação de Cascavel-PR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática Educacional, atuando e com interesse em pesquisa nos seguintes temas: Sistemas de Numeração e Ensino, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Raciocínio Computacional e Robótica Educacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Metodologias Ativas e Inovativas de Ensino. Como trabalho complementar, atualmente desenvolve Projeto de Horta e Jardinagem Escolar.
Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Possui graduação em Matemática _ licenciatura pela Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu. Graduação em Física _ licenciatura pela Universidade Luterana do Brasil. Pós-graduação em educação do campo, Educação especial inclusiva, Metodologia de matemática e física, pela Faculdade São Luiz. Mestrando em Ensino _ Linha de pesquisa: Ciências e Matemática _ pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atualmente é professor de matemática no Colégio Uniguaçu (Formação de Docentes e Técnico em enfermagem) e Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo. Tem experiências em diversas áreas do conhecimento da matemática e da física, fato este por ter trabalhado com vários cursos técnicos, ensino fundamental, médio e ensino superior. Suas propostas de pesquisas é a diversidade no ensino de matemática, levando em consideração a realidade sociocultural dos seus alunos. Promovendo um amplo olhar para as diferente didáticas no ensinar matemática/física. Em especial as comunidades indígenas Guarani.
Marcos Lübeck
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Santa Maria/RS. Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Rio Claro/SP. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Foz do Iguaçu/PR - no Curso de Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase nas Relações entre História, Cultura e Educação Matemática, atuando nos seguintes temas: Educação Matemática e Diversidade; Etnomatemática e Educação Etnomatemática; História das Matemáticas de Diferentes Culturas; Formação de Professores de Matemática.
Clodis Boscarioli
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Clodis Boscarioli é Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, onde atua desde o ano de 2000, no Curso de Ciência da Computação. Docente permanente e orientador no Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn) - nível de Mestrado e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) nível de Mestrado e Doutorado e docente colaborador no Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS) - nível de Mestrado Profissional, ambos na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu. Possui graduação em Informática e especialização em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996 e 1999, respectivamente). É Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008), e também especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo do Paraná em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Criador do Grupo PETComp (Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação) aprovado pela Sesu/MEC em 2010 do qual foi tutor até dez/2016. Suas áreas de interesse envolvem, de forma multidisciplinar, Banco de Dados, Interação Humano-computador, Design Instrucional, Aprendizado Computacional, Data Mining, Sistemas de Informação e Tecnologias [Assistivas] no Processo de Ensino-Aprendizagem, além de questões relacionadas ao Ensino de Computação. Líder do GIA (Grupo de Inteligência Aplicada) da UNIOESTE e pesquisador colaborador nos grupos de pesquisa ICONE-EPUSP e Tecnologias no uso, no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras da UNIOESTE.
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.
ISSN: 2316-9303 | Indexada em: