Música visual: sintaxe de um movimento abstrato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2021.53625

Resumo

O artigo busca compreender o surgimento do conceito de Música Visual fundado na pintura abstrata, desenvolvido nos concertos de color organs e consolidado no cinema de vanguarda. Partindo de uma abordagem historiográfica, escritos de artistas pioneiros do conceito e análises de teóricos que os pesquisaram são articulados para investigar o movimento e a abstração enquanto fundamentos da sintaxe originária da Música Visual.

Biografia do Autor

Vitor Droppa Wadowski Fonseca, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo da Universidade Estadual do Paraná (PPG-CINEAV/UNESPAR), e graduado em Licenciatura em Artes Visuais pela mesma instituição. É membro do grupo de pesquisa CineCriare - Cinema: criação e reflexão (UNESPAR/CNPq), vinculado à linha Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo. Investiga as relações entre o som e a imagem em movimento nos fazeres fílmicos, eletrônicos e digitais do Audiovisual Experimental, com ênfase em Música Visual.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Fonseca, V. D. W. (2021). Música visual: sintaxe de um movimento abstrato. Revista Concinnitas, 22(42), 558–581. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2021.53625