Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- O arquivo da submissão está em formato .DOC ou .DOCX.
- Toda a produção textual, inclusive referências bibliográficas, segue as normas da ABNT. URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto segue as exigências, os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. Atenção: É imprescindível que os dados que constam no primeiro item 12 das Diretrizes para Autores estejam organizados na primeira página do trabalho submetido, caso contrário, o mesmo será recusado, não sendo aceita a sua submissão.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
- O autor possui ORCID. O ORCID pode ser facilmente obtido através do link: https://orcid.org/register.
Diretrizes para Autores
A Revista Concinnitas recebe artigos, ensaios, ensaios visuais, resenhas, escritos de artistas, entrevistas e traduções. Tem como foco central o estudo, a reflexão crítica e a divulgação de produções e pensamentos voltados para o campo das artes, com ênfase na arte contemporânea e suas múltiplas interseções com a cultura, a política, a sociedade e a tecnologia. Bem como as o diálogo com a História e a Historiografia da Arte considerando suas problemáticas e novas abordagens.
A revista busca promover um espaço de diálogo entre diferentes linguagens, práticas e discursos, acolhendo abordagens interdisciplinares e experimentais que tensionem os limites tradicionais da arte e do pensamento crítico. Considera de especial interesse os debates emergentes que atravessam os campos da estética, da curadoria, da história e teoria da arte, dos processos criativos e das práticas de ateliê, bem como as interseções entre arte, ativismo, decolonialidade, gênero, meio ambiente e tecnologias digitais. O periódico visa contribuir para o fortalecimento e a visibilidade da produção acadêmica e artística no Brasil e em contextos internacionais, estimulando a pluralidade de perspectivas e o pensamento crítico inovador.
O escopo da revista compreende a publicação de artigos inéditos de cunho teórico ou teórico-prático, ensaios visuais que explorem a imagem como forma de pensamento em tensionamento com a página, resenhas críticas de publicações recentes, exposições, catálogos e afins. Além de entrevistas com artistas, curadores e pensadores, traduções de textos relevantes ainda não disponíveis em português, além de escritos de artistas que reflitam sobre suas próprias práticas e práticas outras de modo a construir um universo teórico mais amplo.
Ao adotar esse formato diversificado, a revista reconhece e valoriza a multiplicidade de formas de produção de conhecimento no campo das Artes Visuais. Aberta a contribuições nacionais e internacionais, a revista mantém um compromisso com a qualidade acadêmica, o rigor editorial e a experimentação estética, buscando acolher vozes dissidentes, práticas artísticas inovadoras e abordagens críticas que contribuam para ampliar e aprofundar o debate sobre a arte contemporânea em suas diferentes manifestações e contextos.
Como parte do processo de submissão, os autores devem seguir as orientações a seguir:
Diretrizes para autores
A Revista Concinnitas recebe artigos, ensaios, ensaios visuais, resenhas, escritos de artistas, entrevistas e traduções que dialoguem com o Foco e o Escopo da revista.
Como parte do processo de submissão, os autores devem seguir as orientações a seguir:
- É permitida a submissão de apenas 1 (uma) proposta por autor(a) e/ou coautor(a) por edições com chamada específica. Para chamadas de fluxo contínuo não há limite mas contamos com o bom senso dos proponentes, considerando a demanda posterior que cada material nos exige.;
- As contribuições que não sejam em português também serão aceitas. Caso o trabalho esteja em língua estrangeira que não seja francês, inglês ou espanhol, poderá ter seu período de avaliação estendido;
- Não há um tempo limite de avaliação do material, considerando nossa alta demanda. Em média, trabalhamos com seis meses. Tal prazo pode ser prorrogado, considerando o fluxo de trabalho em determinado momento;
- O colaborador deverá garantir o direito de exclusividade à Concinnitas até o recebimento do parecer do Conselho Editorial;
- O conteúdo das submissões é de responsabilidade exclusiva dos(as) autores(as);
- A Revista Concinnitas não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza em seus processos.
- O(a) autor(a) se compromete a atender às demandas da comissão editorial relativamente ao texto e às imagens sempre que solicitado, fazendo cumprir os prazos informados pela mesma;
- Só serão avaliadas as contribuições que estejam em concordância com a linha editorial da revista Concinnitas;
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC;
- Após a publicação, os(as) autores(as) permanecem com os direitos autorais e de republicação dos trabalhos;
- Os trabalhos submetidos e aprovados poderão ser publicadas em edições (números) posteriores da revista, caso o texto permaneça inédito;
- É responsabilidade exclusiva dos(as) autores(as) a obtenção de permissão por escrito para usarem, em suas colaborações, materiais protegidos pela lei de Direitos Autorais;
- Tal permissão é expressamente obrigatória para os casos de tradução e precisa ser encaminhadascomo documento em anexo no momento do envio;
- O(a) autor(a) deverá subir na plataforma ao menos dois arquivos. O primeiro deve ser o trabalho sem nenhuma identificação de autoria em qualquer parte, seja no cabeçalho, no corpo do texto ou em legendas (o não cumprimento desta regra automaticamente invalida a submissão), o que garante a avaliação às cegas pelos pares. Este primeiro documento é adicionado, durante a submissão, no “Passo 2. Transferência do manuscrito”. O segundo arquivo deve ser anexado no mesmo local, no processo de submissão. Este segundo arquivo é o trabalho completo, que, caso aprovado, será publicado, e nele devem constar todas as informações do autor solicitadas no próximo item;
- O(a) autor(a) deverá preencher todos os campos na plataforma de submissão, incluindo: título em português e title em inglês, resumo em português e abstract em inglês (cada um com no máximo 55 palavras), conjunto de quatro palavras-chaves em português e igual número de keywords em inglês, seus dados completos (nome completo, e-mail, cidade, país, instituição a que é afiliado (endereço institucional completo para correspondência) com o cargo ocupado na instituição), minibiografia de no máximo cinco linhas, URL do currículo Lattes e ORCID* (com a respectiva URL).
*As informações requeridas nesse item devem aparecer na primeira página do texto da seguinte forma na ordem descrita: (i) título em português; (ii) nome dos autores/tradutores; (iii) resumo; (iv) palavras-chaves; (v) título em inglês (title); (vi) abstract e (vii) keywords. Devem constar ainda na primeira página do texto, em nota de rodapé, as demais informações: (i) minibiografia; (ii) vínculo institucional; (iii) endereço institucional; (iv) ORCID; (v) lattes id; e (vi) cidade/país em que reside; como a seguir:
Exemplo:
Doutoranda em Artes Visuais no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em História da Arte no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Artes Visuais no Instituto de Artes da UERJ. Aluno ou professor etc. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20943-000. E-mail: exemplo@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-000-0000-0000. Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/00000000000. Rio de Janeiro, Brasil.
*O ORCID pode ser gerado a partir do link https://orcid.org/register caso o autor ainda não o possua
- Todo arquivo enviado para a plataforma precisa ter a indicação das seguintes três letras, de acordo com a seção pretendida, no nome do arquivo e antes de qq informação:
ART – Artigo
ENS – Ensaio
ESV – Ensaio Visual
RES – Resenha
ENT – Entrevista
EAR – Escrito de Artista
TRA - Tradução
- O não preenchimento ou o preenchimento incorreto dos itens 14, 15 e 16 implica na rejeição do material antes mesmo da avaliação às cegas;
- Os títulos das submissões deverão utilizar maiúsculas e minúsculas somente de acordo com o atual Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, não devendo estar todo em caixa alta. Quando os recursos de caixa alta/baixa forem necessários à poética do texto, essa formatação poderá estar no corpo do texto (mas não no espaço “título” de submissão na plataforma);
- Toda a produção textual, inclusive referências bibliográficas, deve ser enviada segundo as normas da ABNT, exceto que interferências estético/poéticas do trabalho.
- A revista se guarda ao direito de fazer eventuais mudanças na diagramação da proposta, de modo a atender o layout da revista Concinnitas.
PARA ARTIGOS
Conceitualmente, um artigo científico em Artes Visuais e História da Arte é uma forma de produção intelectual que articula pensamento crítico, reflexão estética e investigação teórica ou prática sobre as manifestações visuais. Ele opera como um espaço discursivo onde se elaboram análises, interpretações e questionamentos fundamentados sobre obras, imagens, práticas artísticas, contextos históricos, modos de recepção e sistemas de legitimação da arte.
No campo das Artes Visuais, o artigo científico se distingue por tratar a arte não apenas como objeto de contemplação, mas como campo de produção simbólica e cultural, cujos sentidos são múltiplos, móveis e historicamente situados. Já na História da Arte, o artigo emerge como exercício de construção de narrativas críticas sobre o passado visual, considerando a inserção das obras em seus contextos sociais, políticos, filosóficos e estéticos. Em ambos os casos, o texto articula conceitos, métodos e referenciais que permitem compreender a arte como linguagem e como forma de pensamento.
Esse tipo de produção escrita não se restringe a relatar fatos ou descrever obras, mas propõe leituras autorais e argumentativas, sustentadas por rigor conceitual e diálogo com outros discursos acadêmicos. Muitas vezes, o artigo científico em Artes Visuais e História da Arte também incorpora a experiência sensível e a prática artística como formas legítimas de produção de conhecimento, operando em zonas híbridas entre teoria e criação. Desse modo, ele contribui para a construção, revisão e problematização dos discursos sobre a arte em suas múltiplas dimensões. É a forma final de um pensamento, pesquisa ou hipótese previamente pesquisada.
- Texto em formato .DOC ou .DOCX, fonte Arial, corpo 12, espaço 1,5, com variação de 20.000 a 60.000 caracteres, incluindo espaços e todo o conteúdo escrito (referências bibliográficas, legendas de imagens, notas de rodapé etc., exceto título, title e resumo, abstract, palavras-chave e keywords, que têm regras próprias); sem indentar parágrafo, que deve ser indicado por linha em branco; formato A4;
- O texto deverá estar justificado e escrito em uma única coluna;
- Subtítulos não devem ser numerados;
- Não deverá haver recuo no início dos parágrafos, sendo cada um deles separado somente por uma linha em branco;
- Título com a respectiva versão em inglês;
- Resumo com a respectiva versão em inglês (abstract), de no máximo 55 palavras, que sintetize os propósitos, métodos e conclusões do texto;
- Conjunto de 4 palavras-chave, que identifique o conteúdo do artigo, com a respectiva versão em inglês (keywords);
- Citações, de até duas linhas, no corpo do texto entre aspas; com três ou mais linhas, recuadas à distância de 4,5 cm à direita da margem, sem aspas, corpo 10, espaço simples, não devendo estar em itálico;
- Títulos de livros, periódicos, telas, esculturas, filmes e vídeos em itálico sem aspas;
- Títulos de poemas e músicas sem itálico;
- Palavras em idiomas estrangeiros em itálico sem aspas;
- Notas em rodapé no final de cada página (espaço simples, fonte Arial, tamanho 10), numeradas em algarismos arábicos. Não aceitaremos notas ao final do texto; Obs.: todas as referências bibliográficas devem vir ao final do texto (não em notas de rodapé);
- Referências bibliográficas: sobrenome do autor (todas as letras maiúsculas), nome. Título da obra (se livro ou tese, em itálico; se artigo ou capítulo, sem itálico e seguido de in e da referência nos moldes de livro). Cidade em que foi publicado (ou defendida, no caso de tese): editora (ou universidade, no caso de tese), ano; as URLs para as referências devem ser informadas sempre que possível; todas as referências bibliográficas devem vir ao final do texto e em ordem alfabética;
Exemplo:
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
- Outras referências como sites, vídeos e afins, devem seguir as indicações da ABNT.
- Imagens, com legendas a cargo do autor: no mínimo uma, de preferência vertical, para apresentação do texto e possíveis divulgações, e no máximo cinco. Devem estar inseridas na sua posição original no arquivo .DOC ou .DOCX em formato A4, e também ser subidas em documentos auxiliares separadas na plataforma com resolução de 150 DPI. Qualquer especificação sobre tamanho e posição das imagens deve estar justificada em uma caixa de comentários; cabe ao autor, a responsabilidade pelos direitos de tais imagens.
- Legendas devem vir completas tanto no nome dos arquivos de imagem quanto no documento de texto (espaço simples, fonte Arial, tamanho 10). Nelas, devem constar, respectivamente, para cada imagem os seguintes itens na ordem indicada: autor, título, ano, técnica, dimensões, fonte e autoria. Caso haja dados desconhecidos, fazer uso de s.d., respeitando a ordem da legenda tal como indicada aqui.
PARA ENSAIOS EM ARTES
O ensaio é uma forma de escrita reflexiva, experimental e mais subjetiva, que se constrói a partir de uma inquietação intelectual, sem a obrigação de apresentar resultados “comprováveis” ou hipóteses testáveis. O ensaísta propõe uma leitura ou interpretação original de um tema, frequentemente com liberdade formal, digressões e metáforas. No universo da arte, o ensaio é um terreno fértil para a articulação entre sensibilidade, pensamento e experiência estética, permitindo um trânsito mais livre entre campos do saber.
Exatamente por isso, não obedece a um formato rígido. Pode começar com uma pergunta, uma metáfora ou uma experiência pessoal. Sua linguagem pode ser literária, poética, provocadora ou até fragmentária. A argumentação é mais associativa do que dedutiva, e o texto pode se desenvolver por aproximações, analogias e imagens. A presença de referências teóricas é comum, mas não segue necessariamente normas técnicas nem pretende exaustividade bibliográfica.
Embora possa ser altamente sofisticado e profundo, geralmente não tem a pretensão de validar algo no sentido científico. Sua validade está no poder de sugestão, na capacidade de despertar pensamento, propor hipóteses imaginativas, tensionar verdades estabelecidas e criar novos modos de ver.
Quadro Comparativo: Artigo Científico x Ensaio no Campo das Artes Visuais
Aspecto |
Artigo Científico |
Ensaio |
Objetivo |
Apresentar resultados de uma pesquisa sistemática ou análise fundamentada |
Propor reflexões autorais, subjetivas e abertas sobre temas estéticos ou conceituais |
Tipo de conhecimento |
Validado, argumentativo, cumulativo |
Intuitivo, exploratório, reflexivo |
Linguagem |
Técnica, objetiva, impessoal (com variações possíveis na área de arte) |
Estilizada, subjetiva, literária ou poética |
Forma |
Estrutura padronizada (introdução, metodologia, etc.) |
Forma livre, aberta, muitas vezes fragmentária ou fluida |
Uso de fontes |
Fundamentação obrigatória, citações formais |
Pode usar referências, mas de forma livre e não padronizada |
Autor |
Fala como pesquisador inserido em uma comunidade científica |
Fala como pensador ou artista que propõe uma leitura autoral do mundo |
Leitor |
Leitor acadêmico que busca rigor e clareza na argumentação |
Leitor aberto à experimentação, à sugestão e ao deslocamento conceitual |
Impacto acadêmico |
Avaliado por comitês e periódicos; exige critérios de cientificidade |
Pode ter grande influência cultural, estética e teórica mesmo fora dos circuitos científicos |
Exemplos em Artes Visuais |
Análises metodológicas de obras, estudos sobre curadoria, artigos sobre ensino de arte |
Reflexões sobre o olhar, a imagem, a criação artística, a estética contemporânea |
Para a seção de Ensaios, os autores deverão seguir as indicações para Artigos, exceto precisem de invenções gráficas e estruturais nas páginas. De todo modo, resumo, abstract, palavras-chave, keyword e metadados são obrigatórios. E o não envio de tais dados, invalida a submissão.
PARA RESENHAS
As resenhas devem atender aos seguintes requisitos:
- Texto em formato .DOC ou .DOCX, fonte Arial, corpo 12, espaço 1,5, com variação de 4.000 a 10.000 caracteres, incluindo espaços e todo o conteúdo escrito (referências bibliográficas, legendas de imagens, notas de rodapé etc.); sem indentar parágrafo, que deve ser indicado por linha em branco; formato A4;
- Não deverá haver recuo no início dos parágrafos, sendo cada um deles separado somente por uma linha em branco, o que equivale a 1 Enter;
- O texto deverá estar justificado e escrito em uma única coluna;
- Dados do livro resenhado (título, autor, cidade, editora e ano) ou da exposição/obra (título, local, cidade e datas de inauguração e término);
- Citações, de até duas linhas, no corpo do texto entre aspas; com três ou mais linhas, recuadas à distância de 4,5 cm à direita da margem, sem aspas, corpo 10, espaço simples, não devendo estar em itálico;
- Títulos de livros, periódicos, telas, esculturas, filmes e vídeos em itálico sem aspas;
- Títulos de poemas e músicas sem itálico;
- Palavras em idiomas estrangeiros em itálico;
- Notas em rodapé no final de cada página (espaço simples, fonte Arial, tamanho 10), numeradas em algarismos arábicos; não aceitaremos notas ao final do texto; Obs.:todas as referências bibliográficas devem vir ao final do texto (não em notas de rodapé);
- Bibliografia (referências bibliográficas): sobrenome do autor (todas as letras maiúsculas), nome. Título da obra (se livro ou tese, em itálico; se artigo ou capítulo, sem itálico e seguido de in e da referência nos moldes de livro). Cidade em que foi publicado (ou defendida, no caso de tese): editora (ou universidade, no caso de tese), ano; as URLs para as referências devem ser informadas sempre que possível; todas as referências bibliográficas devem vir ao final do texto e em ordem alfabética;
Exemplo:
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
- Imagens, com legendas a cargo do autor: no mínimo três (é importante que uma seja vertical para apresentação do texto e possíveis divulgações) e no máximo cinco. Devem estar inseridas na sua posição original no arquivo .DOC ou .DOCX em formato A4, e também ser subidas separadas como arquivos complementares na plataforma, com resolução de 150 DPI. Qualquer especificação sobre tamanho e posição das imagens deve estar justificada em uma caixa de comentários;
12 Legendas devem vir completas tanto no nome dos arquivos de imagem quanto no documento de texto (espaço simples, fonte Arial, tamanho 10). Nelas, devem constar, respectivamente, para cada imagem os seguintes itens na ordem indicada: autor, título, ano, técnica, dimensões, fonte e autoria. Caso haja dados desconhecidos, fazer uso de s.d., respeitando a ordem da legenda tal como indicada aqui.
PARA ENSAIOS VISUAIS
- O ensaio visual precisa ser pensado para o formato de publicação da Concinnitas, de modo que o ensaio propriamente dito seja a apresentação diagramada nas páginas da revista. Imagens e textos devem estar adequados ao espaço gráfico, compondo o ensaio visual. Não se trata apenas de um registro de trabalho, mas a produção de um material gráfico que considere a estrutura da revista, sua veiculação em sítio virtual e a própria plataforma OJS;
- As imagens e os textos que eventualmente componham o ensaio visual devem ser enviados editorados, isto é, diagramadas em um documento em formato .DOC ou .DOCX. As imagens deverão ter resolução de 150 DPI (exceto caso a baixa qualidade da imagem componha a poética do trabalho) e, além de estarem no documento diagramado, precisam ser enviadas (upload) separadas pela plataforma como documentos suplementares;
- Deve ter no máximo dez páginas em formato A4, respeitando as especificações da revista, podendo estar orientadas tanto no modo retrato (vertical) quanto no paisagem (horizontal).
- Os ensaios visuais devem ainda ser acompanhados de (i) título com a respectiva versão em inglês; (ii) resumo com a respectiva versão em inglês - abstract - (de no máximo 55 palavras), que sintetize os propósitos, métodos e conclusões do trabalho e, (iii) 4 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do artigo, com a respectiva versão em inglês (keywords);
PARA ESCRITOS DE ARTISTA
O material deve seguir as indicações do Ensaio. E adaptá-lo de acordo com a necessidade.
PARA TRADUÇÕES
O material deve seguir a estrutura dos Artigos. É imprescindível o envio da autorização do autor em língua original.
PARA ENTREVISTAS
O material deve seguir as indicações do Ensaio. E adaptá-lo de acordo com a necessidade.
DETALHAMENTO SOBRE FORMATAÇÃO DE IMAGENS
- A revista não se responsabiliza pela obtenção do copyright de imagens;
- Os autores devem providenciar as imagens que queiram incluir em seus textos;
- Os autores devem fornecer as legendas das imagens, assim como indicar a posição em que devem aparecer no corpo do texto entre parênteses (fig. x).
- A Concinitas se reserva o direito de não publicar imagens sem a qualidade necessária para sua publicação* bem como alterar a posição delas em relação ao texto, de modo a respeitar a diagramação da revista;
- As legendas de imagens incluídas ao longo do texto devem seguir o seguinte padrão:
Fig. (número em ordem crescente). Autor, Título em itálico, ano. Técnica, dimensões em cm, Localização (nome de museu, coleção etc., se houver), cidade (se houver);
- As imagens devem ser entregues, em anexo, em PDF no formato A4 e ter 150 DPI. Também devem estar inseridas nas corretas posições no documento em boa resolução;
- Para a versão digital da revista, é possível o envio de imagens coloridas. Caso seja produzida a versão impressa, poderá ser feita conversão para PB (grayscale);
- Para imagens capturadas on-line, incluir a fonte na forma de endereço reduzido ou nome do site.
* Sua qualidade poderá ser reduzida na hora de gerar o PDF da revista para publicação.
Declaração de Direito Autoral
Ao submeter artigos, resenhas e ensaios visuais à Revista Concinnitas, o autor concorda com o Termo de Responsabilidade discriminado abaixo:
Declaro que o presente trabalho é contribuição original, não tendo sido publicado anteriormente, integralmente ou em partes, sob nenhuma forma de mídia impressa ou eletrônica, e não foi encaminhado concomitantemente a outros periódicos, nem o será até que se conclua seu processo de avaliação pela Revista Concinnitas do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UERJ.
Estou de acordo com a cessão dos direitos autorais ao PPGARTES-UERJ, que poderá publicar o conteúdo submetido na Revista Concinnitas no formato eletrônico ou impresso e disponibilizá-lo em formato eletrônico ou outras mídias para bases bibliográficas de indexação, repositórios e banco de dados de referências e de periódicos artísticos, científicos e culturais. Ao receber a submissão da proposta, a revista se guarda ao direito de disponibilizar seu conteúdo textual e imagético nas suas redes sociais para possíveis divulgações.
Declaro ainda que participo suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu teor. Caso seja solicitado, fornecerei as informações e dados referentes ao estudo apresentado no manuscrito ou ensaio para análise dos editores da revista.
Declaro que a formatação textual do artigo pode ser alterada para estar em conformidade às regras de diagramação da revista Concinnitas.
Declaro que as imagens apresentadas para publicação são de domínio público ou autorais, e que cedo o uso destas imagens estritamente ao PPGARTES-UERJ, que poderá publicá-lo na Revista Concinnitas no formato eletrônico ou impresso e disponibilizá-lo em formato eletrônico ou outras mídias para bases bibliográficas de indexação, repositórios e banco de dados de referências e de periódicos artísticos, científicos e culturais.
Dossiê: Repatriação. Cultura material, histórias e direito às memórias.
Seção destinada às submissões do Dossiê - Repatriação. Cultura material, histórias e direito às memórias.
Declaração de Direito Autoral

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