Mulher-casa, mulher-faca

Autores

  • Priscilla Menezes UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2019.44887

Resumo

RESUMO: Historicamente, feminino está relacionado à incompletude e incompletude à falta. Nesse ensaio, entretanto, incompletude é apresentada como condição necessária à criação  e o feminino como uma via de acesso ao pensamento poético. As séries Femme-couteau e Femme-maison de Louise Bourgeois são apresentadas a partir da relação dialética entre cortar/rachar/romper e acolher/gestar/criar.

Palavras-chave: Feminino, Louise Bourgeois, hospitalidade, pensamento poético.


ABSTRACT: Historically, feminine has been related to incompleteness and incompleteness to lack. In this essay, however, incompleteness is presented as the necessary condition for creation and the feminine as a way of access to poetic thought. The series Femme-couteau and Femme-maison by Louise Bourgeois are presented through the dialectic relation between cut/split/break and host/generate /create.

Key-words: Feminine, Louise Bourgeois, hospitality, poetic thought. 

Biografia do Autor

Priscilla Menezes, UERJ

Priscilla Menezes é artista e pesquisadora. Trabalha, especialmente, com as linguagens do desenho e do texto. Autora do livro Erro tácito (2017, Editora Patuá). Realizou a exposição individual "Partenogênese", em 2018, na Galeria Gustavo Schnoor. Graduada em Licenciatura em Artes Plásticas pela UDESC, mestre e doutora em Artes Visuais pela UERJ.

Downloads

Publicado

2019-10-08

Como Citar

Menezes, P. (2019). Mulher-casa, mulher-faca. Revista Concinnitas, 20(35), 363–378. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2019.44887

Edição

Seção

Artigos