Ladja: Luta para dançar

Autores

  • Edu Monteiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2019.44877

Resumo

Através de duas pesquisas distintas, separadas por um hiato de oitenta anos, o artigo investiga as transformações decorrentes do processo de ocidentalização na ladja – uma dança de combate embalada pelo canto e o toque do tambor, nascida nas encruzilhadas da diáspora africana na Martinica.  

Palavras-chave: Ladja. Dança de combate. Diáspora africana. Arte na Martinica. 

 

Abstract 

Through two different researches, separated by a gap of eighty years, the article investigates the transformations resulting from the process of westernization in the ladja – a combat dance performed by the chant and the drumming, born at the crossroads of the African diaspora in Martinique. 

Keywords: Ladja. Combat dance. African diaspora. Art in Martinique. 

Biografia do Autor

Edu Monteiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Edu Monteiro (Eduardo Rangel Monteiro) é artista, fotógrafo e pesquisador. É doutor em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2018), mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2013)  e possui formação em Artes e história visual pelo museu Jeu de Paume em Paris. É autor dos livros Autorretrato Sensorial (Pingadoprés, 2015) e Saturno (Azougue Editorial, 2014). 

Downloads

Publicado

2019-10-08

Como Citar

Monteiro, E. (2019). Ladja: Luta para dançar. Revista Concinnitas, 20(35), 133–152. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2019.44877

Edição

Seção

Artigos