A poética teatral de Oswald de Andrade e a polêmica em torno do "teatro de câmara" e do "teatro para as massas"

Autores

  • Nanci De Freitas UERJ

Resumo

O texto resulta de um estudo comparativo de fontes do artigo de Oswald de Andrade "Do teatro que é bom..." publicado em Ponta de Lança, em 1943, e da poética teatral oswaldiana, em particular a peça O homem e o cavalo. No artigo, o escritor coloca em debates as principais tendências do teatro modernista contrapondo o "teatro de câmara", inspirado nas concepções teatrais francesas e italianas (Copeau e Pirandello), que teriam influenciado os rumos do teatro moderno brasileiro. O "ideário estético-teatral" de Oswald de Andrade, além do teatro russo, faz referências às grandes tradições teatrais do Ocidente e  aos espetáculos monumentais das vanguardas européias, a que o escritor modernista assistiria na Paris dos anos 20, fruto da parceria entre teatro, balé, música e os pintores modernistas. O presente estudo estabelece, também, aproximações e afastamentos entre o "teatro para as massas" e outras noções de espetáculo: o "teatro total", como foi proposto por Wagner em sua Gesamtkunstwerk, de caráter operístico e monumental, e o "teatro épico" de Bertolt Brecht, que recusa a síntese artística em favor do "distanciamento crítico".

Publicado

2019-10-08

Como Citar

De Freitas, N. (2019). A poética teatral de Oswald de Andrade e a polêmica em torno do "teatro de câmara" e do "teatro para as massas". Revista Concinnitas, 1(6), 96–128. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/concinnitas/article/view/44489

Edição

Seção

Ensaios Visuais