Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Concinnitas do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, vinculada ao Programa de Pós-Graduacão em Artes (PPGARTES) é uma publicação semestral que pretende articular tempos e espaços ampliados para atuar na promoção da discussão acadêmica sobre a produção contemporânea e na construção poética e política do conhecimento interdisciplinar, em especial no campo das artes, filosofia, psicanálise e história.

Trata-se de um desejo de construção de um conjunto amplo de reflexões artísticas de urgência crítica e poética, aliado a produções historiográficas em debate nacional e internacional, através de uma rede múltipla que envolve pesquisadores, docentes, discentes de graduação e pós-graduação, artistas e voluntários, incluindo bolsistas de extensão, estágio interno complementar e iniciação científica.   A linha editorial pretende oferecer uma leitura potente de abordagens múltiplas, considerando inclusive os novos meios para a produção da pesquisa, que sejam capazes de provocar outras reflexões para fomentar diferentes metodologias de pesquisa para a pesquisa em Artes Visuais, conjugando a produção artística individual e coletiva, num contexto expositivo de comunicação visual, intelectual e crítico.

A Concinnitas recebe propostas em português, espanhol, inglês, francês e alemão.

 

A cobertura temática encontra-se classificada no CNPq como 8.03.00.00-6 Artes.

 

Enfoque y alcance

La revista Concinnitas del Instituto de Artes de la Universidad del Estado de Río de Janeiro, vinculada al Programa de Posgrado en Artes (PPGARTES), es una publicación semestral que tiene como objetivo articular tiempos y espacios ampliados para promover la discusión académica sobre la producción contemporánea y la construcción poética y política del conocimiento interdisciplinario, especialmente en los campos de las artes, la filosofía, el psicoanálisis y la historia.

Es un deseo construir un amplio conjunto de reflexiones artísticas de urgencia crítica y poética, aliadas a producciones historiográficas en debate nacional e internacional, a través de una red múltiple que involucre investigadores, profesores, estudiantes de grado y posgrado, artistas y voluntarios, incluyendo becarios de extensión, pasantías internas complementarias e iniciación científica.   La línea editorial pretende ofrecer una lectura potente de múltiples abordajes, incluyendo los nuevos medios de producción de investigación, capaces de provocar otras reflexiones para incentivar diferentes metodologías de investigación para la investigación en Artes Visuales, combinando la producción artística individual y colectiva en un contexto expositivo de comunicación visual, intelectual y crítica.

Concinnitas acepta propuestas en portugués, español, inglés, francés, italiano y alemán.

La cobertura temática está clasificada en el CNPq como 8.03.00.00-6 Artes.

 

Focus and Scope

The Concinnitas journal of the Institute of Arts of the State University of Rio de Janeiro, linked to the Postgraduate Program in Arts (PPGARTES) is a biannual publication that aims to articulate extended times and spaces to act in the promotion of academic discussion on contemporary production and in the poetic and political construction of interdisciplinary knowledge, especially in the field of arts, philosophy, psychoanalysis and history.

It is a desire to build a broad set of artistic reflections of critical and poetic urgency, allied to historiographical productions in national and international debate, through a multiple network involving researchers, teachers, undergraduate and postgraduate students, artists and volunteers, including extension fellows, complementary internal internships and scientific initiation.   The editorial line aims to offer a powerful reading of multiple approaches, including the new means of producing research, which are capable of provoking other reflections to encourage different research methodologies for research in the Visual Arts, combining individual and collective artistic production in an exhibition context of visual, intellectual and critical communication.

Concinnitas welcomes proposals in Portuguese, Spanish, English, French, Italian and German.

The thematic coverage is classified at CNPq as 8.03.00.00-6 Arts.

 

Objectif et champ d'application

La revue Concinnitas de l'Institut des arts de l'Université de l'État de Rio de Janeiro, liée au Programme de troisième cycle en arts (PPGARTES), est une publication semestrielle qui vise à articuler des temps et des espaces étendus pour promouvoir la discussion académique sur la production contemporaine et la construction poétique et politique de la connaissance interdisciplinaire, en particulier dans les domaines des arts, de la philosophie, de la psychanalyse et de l'histoire.

Il s'agit d'un désir de construire un large ensemble de réflexions artistiques d'urgence critique et poétique, alliées à des productions historiographiques dans le débat national et international, à travers un réseau multiple impliquant des chercheurs, des enseignants, des étudiants de premier cycle et de troisième cycle, des artistes et des bénévoles, y compris des boursiers de vulgarisation, des stages internes complémentaires et des initiations scientifiques.   La ligne éditoriale vise à offrir une lecture puissante des approches multiples, y compris les nouveaux moyens de production de la recherche, qui sont capables de provoquer d'autres réflexions pour encourager des méthodologies de recherche différentes pour la recherche dans les arts visuels, combinant la production artistique individuelle et collective dans un contexte d'exposition de la communication visuelle, intellectuelle et critique.

Concinnitas accepte les propositions en portugais, espagnol, anglais, français, italien et allemand.

La couverture thématique est classée au CNPq comme 8.03.00.00-6 Arts.

 

Focus e ambito di applicazione

La rivista Concinnitas dell'Istituto delle Arti dell'Università Statale di Rio de Janeiro, collegata al Programma di Specializzazione in Arti (PPGARTES), è una pubblicazione semestrale che si propone di articolare tempi e spazi dilatati per promuovere la discussione accademica sulla produzione contemporanea e la costruzione poetica e politica del sapere interdisciplinare, soprattutto nel campo delle arti, della filosofia, della psicoanalisi e della storia.

È un desiderio di costruire un ampio insieme di riflessioni artistiche di urgenza critica e poetica, alleate a produzioni storiografiche nel dibattito nazionale e internazionale, attraverso una rete multipla che coinvolge ricercatori, docenti, studenti universitari e post-laurea, artisti e volontari, tra cui borsisti di estensione, stage interni complementari e iniziazioni scientifiche. La linea editoriale intende offrire una lettura potente di approcci multipli, compresi i nuovi mezzi di produzione della ricerca, che sono in grado di provocare altre riflessioni per incoraggiare diverse metodologie di ricerca nelle Arti Visive, combinando la produzione artistica individuale e collettiva in un contesto espositivo di comunicazione visiva, intellettuale e critica.

Concinnitas accoglie contributi in portoghese, spagnolo, inglese, francese, italiano e tedesco.

La copertura tematica è classificata dal CNPq come 8.03.00.00-6 Arts.

Tradotto con DeepL.com (versione gratuita)

 

Schwerpunkt und Umfang

Die Zeitschrift Concinnitas des Instituts für Künste der Staatlichen Universität Rio de Janeiro, die mit dem Postgraduiertenprogramm in den Künsten (PPGARTES) verbunden ist, ist eine halbjährlich erscheinende Publikation, die darauf abzielt, erweiterte Zeiten und Räume zu artikulieren, um die akademische Diskussion über die zeitgenössische Produktion und die poetische und politische Konstruktion von interdisziplinärem Wissen zu fördern, insbesondere in den Bereichen der Künste, Philosophie, Psychoanalyse und Geschichte.

Es ist der Wunsch, ein breites Spektrum künstlerischer Reflexionen von kritischer und poetischer Dringlichkeit zu schaffen, die mit historiographischen Produktionen in nationalen und internationalen Debatten verbunden sind, und zwar durch ein vielfältiges Netzwerk, das Forscher, Lehrer, Studenten und Doktoranden, Künstler und Freiwillige einbezieht, darunter auch Stipendiaten, ergänzende interne Praktika und wissenschaftliche Anfänge.   Die redaktionelle Linie zielt darauf ab, eine aussagekräftige Lektüre verschiedener Ansätze zu bieten, einschließlich der neuen Mittel zur Produktion von Forschung, die in der Lage sind, andere Überlegungen zu provozieren, um verschiedene Forschungsmethoden für die Forschung in den visuellen Künsten zu fördern, die individuelle und kollektive künstlerische Produktion in einem Ausstellungskontext der visuellen, intellektuellen und kritischen Kommunikation verbinden.

Concinnitas begrüßt Vorschläge in Portugiesisch, Spanisch, Englisch, Französisch, Italienisch und Deutsch.

Die thematische Abdeckung ist bei CNPq unter 8.03.00.00-6 Kunst klassifiziert.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista Concinnitas é uma publicação semestral que utiliza como processo de avaliação o princípio de avaliação cega por pares, ou seja, a partir de pareceres de ao menos dois especialistas do conselho editorial ou convidados de instituições nacionais ou internacionais.

Em uma primeira fase, o texto, trabalho de artista, resenha ou ensaio visual é encaminhado a dois pareceristas do conselho editorial ou a pareceristas ad hoc, (especialistas na área ou na abordagem do artigo em avaliação). Em seguida os editores encaminharão os textos que obtiveram dois pareceres favoráveis à publicação. Serão rejeitados os treabalhos que obtiveram dois pareceres desfavoráveis; serão encaminhados a um terceiro avaliador os textos que possuem dúvida a respeito da avaliação; os trabalhos sobre os quais os avaliadores indicarem sugestões ou modificações serão reavaliados e o autor terá um prazo de 15 a 30 dias (em média e definidos pela revista a cada número) para o reenvio. Esse item pode incluir a revisão da linguagem no idioma em questão. Uma nova avaliação será realizada após as modificações inseridas. Todo o material que obtiver parecer aprovado, será encaminhado a normalização e design de padrão da revista. Os textos aprovados serão publicados em número subsequente ao processo de avaliação, não sendo obrigatória a publicação imediata após o aceite do texto, trabalho de artista ou ensaio visual avaliado.  As propostas submetidas através de convocatória específica ao tema de um número da revista, em sua maioria, serão publicados no número indicado pela convocatória, salvo exceções de carácter editorial.

 

 Proceso de evaluación por pares

Concinnitas es una publicación semestral que utiliza como proceso de evaluación el principio de revisión ciega por pares, es decir, basada en la opinión de al menos dos expertos del consejo editorial o invitados de instituciones nacionales o internacionales.

En una primera fase, el texto, obra de artista, reseña o ensayo visual se envía a dos árbitros del consejo editorial o a árbitros ad hoc (especialistas en el área o enfoque del artículo objeto de evaluación). A continuación, la redacción remitirá para su publicación los textos que hayan recibido dos dictámenes favorables. Los trabajos que hayan recibido dos dictámenes desfavorables serán rechazados; los textos que presenten dudas sobre la evaluación serán enviados a un tercer evaluador; los trabajos sobre los que los evaluadores hagan sugerencias o modificaciones serán reevaluados y el autor dispondrá de un plazo de 15 a 30 días (de media y definido por la revista en cada número) para volver a presentarlos. Esto puede incluir la revisión del lenguaje en cuestión. Una vez realizados los cambios, se llevará a cabo una nueva evaluación. Todo el material aprobado se enviará a la revista para su normalización y diseño. Los textos aprobados se publicarán en un número posterior al proceso de evaluación, y la publicación inmediata no es obligatoria una vez aceptado el texto, la obra del artista o el ensayo visual.  Las propuestas presentadas a través de una convocatoria específica para un número de la revista se publicarán, en su mayor parte, en el número indicado por la convocatoria, con excepción de las cuestiones editoriales.

 

Peer Review Process

Concinnitas is a biannual publication that uses the principle of blind peer review as its evaluation process, i.e. based on the opinions of at least two experts from the editorial board or guests from national or international institutions.

In a first phase, the text, artist's work, review or visual essay is sent to two referees from the editorial board or to ad hoc referees (specialists in the area or approach of the article under evaluation). The editors will then forward the texts that have received two favorable opinions for publication. Papers that have received two unfavorable opinions will be rejected; texts that have doubts about the evaluation will be sent to a third evaluator; papers on which the evaluators have made suggestions or modifications will be re-evaluated and the author will have a period of 15 to 30 days (on average and defined by the journal each issue) to resubmit. This may include revising the language in question. A new evaluation will be carried out after the changes have been made. All material that is approved will be sent to the journal for standardization and design. Approved texts will be published in an issue following the evaluation process, and immediate publication is not obligatory once the text, artist's work or visual essay has been accepted.  Proposals submitted through a specific call for proposals for an issue of the magazine will, for the most part, be published in the issue indicated by the call, with the exception of editorial issues.

 

Processus d'évaluation par les pairs

Concinnitas est une publication semestrielle dont le processus d'évaluation repose sur le principe de l'examen aveugle par les pairs, c'est-à-dire sur l'opinion d'au moins deux experts du comité éditorial ou d'invités d'institutions nationales ou internationales.

Dans une première phase, le texte, l'œuvre d'artiste, la critique ou l'essai visuel est envoyé à deux arbitres du comité de rédaction ou à des arbitres ad hoc (spécialistes du domaine ou de l'approche de l'article évalué). Les rédacteurs en chef transmettront ensuite les textes ayant reçu deux avis favorables pour publication. Les articles qui ont reçu deux avis défavorables seront rejetés ; les textes qui ont des doutes sur l'évaluation seront envoyés à un troisième évaluateur ; les articles sur lesquels les évaluateurs font des suggestions ou des modifications seront réévalués et l'auteur disposera d'un délai de 15 à 30 jours (en moyenne et défini par la revue pour chaque numéro) pour les soumettre à nouveau. L'auteur disposera d'un délai de 15 à 30 jours (en moyenne et défini par la revue pour chaque numéro) pour soumettre à nouveau son travail. Une nouvelle évaluation sera effectuée une fois les modifications apportées. Tous les textes approuvés seront envoyés à la revue pour normalisation et mise en page. Les textes approuvés seront publiés dans un numéro suivant le processus d'évaluation. La publication immédiate n'est pas obligatoire une fois que le texte, l'œuvre de l'artiste ou l'essai visuel a été accepté.  Les propositions soumises dans le cadre d'un appel à propositions spécifique pour un numéro du magazine seront, pour la plupart, publiées dans le numéro indiqué par l'appel, à l'exception des questions éditoriales.

 

Processo di peer review

Concinnitas è una pubblicazione semestrale che utilizza come processo di valutazione il principio della blind peer review, ovvero si basa sul parere di almeno due esperti del comitato editoriale o di ospiti di istituzioni nazionali o internazionali.

In una prima fase, il testo, l'opera d'artista, la recensione o il saggio visivo vengono inviati a due referee del comitato editoriale o a referee ad hoc (specialisti dell'area o dell'approccio dell'articolo in valutazione). La redazione inoltrerà alla pubblicazione i testi che avranno ricevuto due pareri favorevoli. Gli articoli che hanno ricevuto due pareri sfavorevoli saranno rifiutati; i testi che hanno dubbi sulla valutazione saranno inviati a un terzo valutatore; gli articoli sui quali i valutatori apportano suggerimenti o modifiche saranno rivalutati e l'autore avrà un periodo di 15-30 giorni (in media e definito dalla rivista per ogni numero) per ripresentarli. Ciò può includere la revisione della lingua in questione. Una volta apportate le modifiche, verrà effettuata una nuova valutazione. Tutto il materiale approvato sarà inviato alla rivista per la standardizzazione e la progettazione. I testi approvati saranno pubblicati in un numero successivo al processo di valutazione; la pubblicazione immediata non è obbligatoria una volta che il testo, l'opera dell'artista o il saggio visivo sono stati accettati.  Le proposte presentate attraverso un bando specifico per un numero della rivista saranno per lo più pubblicate nel numero indicato dal bando, ad eccezione delle questioni editoriali.

 

Peer-Review-Verfahren

Concinnitas ist eine halbjährlich erscheinende Publikation, die nach dem Prinzip der blinden Begutachtung (Blind Peer Review) arbeitet, d. h. sie stützt sich auf die Meinung von mindestens zwei Experten aus der Redaktion oder Gästen aus nationalen oder internationalen Institutionen.

In einer ersten Phase wird der Text, das künstlerische Werk, die Rezension oder der visuelle Essay an zwei Gutachter aus der Redaktion oder an Ad-hoc-Gutachter (Spezialisten für das Gebiet oder den Ansatz des zu bewertenden Artikels) geschickt. Die Redakteure leiten dann die Texte, die zwei positive Stellungnahmen erhalten haben, zur Veröffentlichung weiter. Beiträge, die zwei ablehnende Stellungnahmen erhalten haben, werden abgelehnt; Texte, bei denen Zweifel an der Bewertung bestehen, werden an einen dritten Gutachter geschickt; Beiträge, zu denen die Gutachter Vorschläge oder Änderungen machen, werden neu bewertet, und der Autor hat eine Frist von 15 bis 30 Tagen (im Durchschnitt und von der Zeitschrift für jede Ausgabe festgelegt), um sie erneut einzureichen. Dies kann auch eine Überarbeitung des betreffenden Textes beinhalten. Nachdem die Änderungen vorgenommen wurden, wird eine neue Bewertung durchgeführt. Das gesamte genehmigte Material wird der Zeitschrift zur Standardisierung und Gestaltung übermittelt. Genehmigte Texte werden in einer Ausgabe veröffentlicht, die dem Bewertungsverfahren folgt. Eine sofortige Veröffentlichung ist nicht obligatorisch, wenn der Text, das Werk des Künstlers oder der visuelle Essay angenommen wurde.  Vorschläge, die im Rahmen einer spezifischen Aufforderung zur Einreichung von Vorschlägen für eine Ausgabe der Zeitschrift eingereicht werden, werden größtenteils in der in der Aufforderung angegebenen Ausgabe veröffentlicht, mit Ausnahme der redaktionellen Aspekte.

 

Periodicidade

A Revista Concinnitas é uma publicação semestral. Eventualmente podem ser publicadas edições especiais.

A revista Concinnitas é uma publicação semestral. Eventualmente podem ser publicadas edições especiais.

 

 Periodicidad

Concinnitas se publica cada seis meses. De vez en cuando pueden publicarse ediciones especiales.

La revista Concinnitas se publica cada seis meses. De vez en cuando pueden publicarse ediciones especiales.

 

Frequency

Concinnitas is published every six months. Special editions may be published from time to time.

Concinnitas magazine is published every six months. Special editions may be published from time to time.

 

Périodicité

La revue Concinnitas est une publication semestrielle. Éventuellement, des éditions spéciales peuvent être publiées.

La revue Concinnitas est publiée tous les six mois. Des éditions spéciales peuvent être publiées de temps à autre.

 

Frequenza

Concinnitas viene pubblicato ogni sei mesi. Di tanto in tanto possono essere pubblicate edizioni speciali.

La rivista Concinnitas viene pubblicata ogni sei mesi. Di tanto in tanto possono essere pubblicate edizioni speciali.

 

Regelmäßigkeit

A Revista Concinnitas é uma publicação semestral. Eventualmente podem ser publicadas edições especiais.

Die Zeitschrift Concinnitas erscheint alle sechs Monate. Von Zeit zu Zeit können Sonderausgaben veröffentlicht werden.

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Política de acceso abierto

Esta revista ofrece acceso gratuito inmediato a su contenido, siguiendo el principio de que poner el conocimiento científico a libre disposición del público conduce a una mayor democratización global del conocimiento.

 

Open Access Policy

This journal offers immediate free access to its content, following the principle that making scientific knowledge freely available to the public leads to greater worldwide democratization of knowledge.

 

Politique de libre accès

Ce journal offre un accès gratuit et immédiat à son contenu, en vertu du principe selon lequel la mise à disposition du public des connaissances scientifiques conduit à une plus grande démocratisation du savoir à l'échelle mondiale.

 

 

Politica di accesso aperto

Questa rivista offre un accesso gratuito immediato ai suoi contenuti, seguendo il principio che rendere la conoscenza scientifica liberamente disponibile al pubblico porta a una maggiore democratizzazione globale della conoscenza.

 

Open-Access-Politik

Diese Zeitschrift bietet sofortigen freien Zugang zu ihrem Inhalt, da sie dem Grundsatz folgt, dass die freie Zugänglichkeit wissenschaftlicher Erkenntnisse für die Öffentlichkeit zu einer stärkeren globalen Demokratisierung des Wissens führt.

 

 

Política de Plágio

Pensando em dar maior segurança e fortalecer os princípios éticos adotados no processo de avaliação e publicação, Concinnitas utiliza os recursos e programas antiplágio iThenticate, Turnitin e eventualmente são feitas buscas no Google.

 

Política de plagio

Con el fin de proporcionar una mayor seguridad y reforzar los principios éticos adoptados en el proceso de evaluación y publicación, Concinnitas utiliza los recursos y programas antiplagio iThenticate, Turnitin y, ocasionalmente, búsquedas en Google.

Plagiarism policy

In order to provide greater security and reinforce the ethical principles adopted in the evaluation and publication process, Concinnitas uses the anti-plagiarism resources and programs iThenticate, Turnitin and, occasionally, Google searches.

Politique en matière de plagiat

Afin d'assurer une plus grande sécurité et de renforcer les principes éthiques adoptés dans le processus d'évaluation et de publication, Concinnitas utilise les ressources et programmes anti-plagiat iThenticate, Turnitin et, occasionnellement, Google searches.

Politica sul plagio

Per garantire una maggiore sicurezza e rafforzare i principi etici adottati nel processo di valutazione e pubblicazione, Concinnitas utilizza le risorse e i programmi antiplagio iThenticate, Turnitin e, occasionalmente, le ricerche su Google.

Plagiatspolitik

Um eine größere Sicherheit zu gewährleisten und die ethischen Grundsätze im Bewertungs- und Veröffentlichungsprozess zu stärken, verwendet Concinnitas die Anti-Plagiats-Ressourcen und -Programme iThenticate, Turnitin und gelegentlich Google Search.

 

Histórico do periódico

Concinnitas é um periódico que tem como objetivo primeiro produzir e difundir saberes, a fim de proporcionar melhor compreensão dos problemas relacionados à criação, fruição e reflexão nos campos da arte e da cultura. Destinada a profissionais e estudantes de arte, bem como ao público interessado em geral, Concinnitas pretende constituir-se como um espaço plural de difusão de ensaios, pesquisas, dissertações, teses e resenhas, seja de obras publicadas, seja de exposições ou eventos acadêmicos relevantes, além de ensaios visuais, escritos de artista e outras propostas poéticas.

A revista pretende também se tornar um espaço de debate no nível internacional, traduzindo textos de referência e promovendo a publicação inédita dos autores internacionais, cuja obra possa contribuir para o fortalecimento do debate e da formação do público-alvo. Busca, assim, contribuir para a ampliação do reduzido número de publicações acadêmicas na área de Artes, além de viabilizar, no âmbito da UERJ, novas estruturas de produção. A Revista Concinnitas surge como instrumento essencial para o adensamento crítico e acadêmico do setor de Artes da UERJ.

A revista é uma publicação semestral do Instituto de Artes da Uerj, criada em 1997 pelo docente Jorge Cruz. Em 2003 a Professora Sheila Cabo Geraldo assume a editoria da revista, expande sua atuação e torna a revista uma referência para a pesquisa na área. Em 2012, um conjunto de editores assume a transição da revista com a inserção da publicação na plataforma OJS. São eles: Maria Berbara, Isabela Frade, Ricardo Basbaum e Alexandre Sá. Em 2014, Alexandre Sá assume sozinho a editoria da revista. Em 2015, as docentes Analu Cunha, Inês de Araujo, Fernanda Pequeno e Marisa Flórido, bem como os professores Jorge Menna Barreto e Mauro Trindade juntam-se ao processo de construção coletiva da revista. Em 2016, Jorge Menna Barreto desliga-se da publicação e em 2021, a docente Ana Tereza Prado Lopes passa a integrar o corpo de editores. Em 2023, a Professora Renata Gesomino também se une ao grupo, consolidando a equipe atual.

Importante ressaltar que grande parte do trabalho realizado até aqui só foi possível com a imensa participação de bolsistas de extensão (DEPEXT/UERJ) e de voluntários. Embora haja um debate se uma revista acadêmica é uma ação extensionista, acreditamos que pela relação direta com a comunidade, com a divulgação de pesquisa, textos e ensaios visuais, além de eventos pontuais que realizamos como seminários e palestras, uma revista acadêmica merece ser também compreendida como um projeto de extensão.

Cabe ainda ressaltar o apoio financeiro regular que recebemos do Programa de Pós-Graduação em Artes da UERJ (PPGARTES) que utilizamos para revisão de alguns números e publicações eventuais. Obviamente tal verba é insuficiente para a manutenção, expansão, indexação e internacionalização da revista.  Infelizmente a UERJ não dispõe ainda de um programa de fomento às suas publicações. Operacionalmente, a universidade realiza apenas a emissão dos DOIs e a publicação em seu portal. É imprescindível lembrar que nenhum dos editores recebe pelo seu trabalho e que a Revista Concinnitas pôde, ao longo desses anos, contar apenas com um bolsista de extensão e uma bolsista de auxílio técnico responsável pelo design, que acabamos de perder. Nunca tivemos um técnico disponível apenas para revista que pudesse por exemplo auxiliar no recebimento de propostas, acompanhamento junto aos avaliadores, verificação do andamento dos processos de indexação etc. Por último e não menos importante, é lúcido observar a clara diminuição do interesse de mestrandos e doutorandos na participação de uma editoria relevante como a da Concinnitas. Talvez isso se dê por diversos motivos, mas é no mínimo anedótico e sintomático que a maioria esmagadora de bolsistas de agências de fomento não se envolva com uma publicação como esta. Exatamente por essas condições inevitáveis de precariedade que não podem ser naturalizadas e que se colocam em franco conflito com as exigências das agências reguladoras, estamos abertos à apoios, parcerias e financiamentos.

 

Historia de la revista

Concinnitas es una revista cuyo objetivo primordial es producir y difundir conocimiento para una mejor comprensión de los problemas relacionados con la creación, la realización y la reflexión en los ámbitos del arte y la cultura. Dirigida a profesionales y estudiantes de arte, así como al público interesado en general, Concinnitas pretende ser un espacio plural de difusión de ensayos, investigaciones, disertaciones, tesis y reseñas, ya sea de obras publicadas, exposiciones o eventos académicos relevantes, así como de ensayos visuales, escritos de artista y otras propuestas poéticas.

La revista también pretende convertirse en un espacio de debate a nivel internacional, traduciendo textos de referencia y promoviendo la publicación inédita de autores internacionales cuya obra pueda contribuir a reforzar el debate y a formar al público al que se dirige. De este modo, pretende contribuir a ampliar el reducido número de publicaciones académicas en el ámbito de las Letras, así como posibilitar nuevas estructuras de producción en el seno de la UERJ. La Revista Concinnitas es un instrumento esencial para el desarrollo crítico y académico del sector de las Artes en la UERJ.

La revista es una publicación semestral del Instituto de Artes de la UERJ, creada en 1997 por el profesor Jorge Cruz. En 2003, la profesora Sheila Cabo Geraldo asumió la dirección de la revista, amplió sus actividades y la convirtió en una referencia para la investigación en el área. En 2012, un grupo de editores asumió la transición de la revista con la inserción de la publicación en la plataforma OJS. Ellos son: Maria Berbara, Isabela Frade, Ricardo Basbaum y Alexandre Sá. En 2014, Alexandre Sá asumió en solitario la dirección de la revista. En 2015, las profesoras Analu Cunha, Inês de Araujo, Fernanda Pequeno y Marisa Flórido, así como los profesores Jorge Menna Barreto y Mauro Trindade se unieron al proceso de construcción colectiva de la revista. En 2016, Jorge Menna Barreto dejó la publicación y en 2021, Ana Tereza Prado Lopes se incorporó al consejo editorial. En 2023, también se incorporó la profesora Renata Gesomino, consolidando el equipo actual.

Es importante destacar que gran parte del trabajo realizado hasta ahora sólo ha sido posible con la inmensa participación de becarios de extensión (DEPEXT/UERJ) y voluntarios. Aunque se discuta si una revista académica es un proyecto de extensión, creemos que por su relación directa con la comunidad, con la divulgación de investigaciones, textos y ensayos visuales, además de eventos ocasionales como seminarios y conferencias, una revista académica merece ser entendida como un proyecto de extensión.

Cabe mencionar también el apoyo financiero regular que recibimos del Programa de Posgrado en Artes (PPGARTES) de la UERJ, que utilizamos para revisar algunos números y publicaciones ocasionales. Obviamente, esta financiación es insuficiente para mantener, ampliar, indexar e internacionalizar la revista.  Lamentablemente, la UERJ no cuenta aún con un programa de promoción de sus publicaciones. Operativamente, la universidad sólo emite DOIs y los publica en su portal. Es fundamental recordar que ninguno de los editores recibe remuneración por su trabajo y que, a lo largo de los años, Concinnitas sólo ha podido contar con un becario de extensión y un becario de apoyo técnico responsable del diseño, que acabamos de perder. Nunca hemos tenido un técnico disponible sólo para la revista que pudiera, por ejemplo, ayudar en la recepción de propuestas, en el seguimiento de los evaluadores, en el control del avance de los procesos de indexación, etc. Por último, pero no por ello menos importante, es lúcido constatar el claro descenso del interés de los estudiantes de máster y doctorado por participar en una redacción relevante como Concinnitas. Tal vez se deba a diversas razones, pero resulta cuando menos anecdótico y sintomático que la inmensa mayoría de los becarios de las agencias financiadoras no se impliquen en una publicación como ésta. Precisamente por estas inevitables condiciones de precariedad, que no se pueden naturalizar y que chocan frontalmente con las exigencias de las agencias reguladoras, estamos abiertos a apoyos, colaboraciones y financiación.

 

History of the journal

Concinnitas is a journal whose primary objective is to produce and disseminate knowledge in order to provide a better understanding of problems related to creation, fruition and reflection in the fields of art and culture. Aimed at art professionals and students, as well as the general interested public, Concinnitas aims to be a plural space for the dissemination of essays, research, dissertations, theses and reviews, whether of published works, exhibitions or relevant academic events, as well as visual essays, artist's writings and other poetic proposals.

The journal also aims to become a space for debate at international level, translating reference texts and promoting the unpublished publication of international authors whose work can contribute to strengthening the debate and training the target audience. In this way, it seeks to contribute to expanding the small number of academic publications in the Arts area, as well as making new production structures possible within UERJ. Revista Concinnitas is an essential instrument for the critical and academic development of the Arts sector at UERJ.

The magazine is a biannual publication of the UERJ Arts Institute, created in 1997 by Professor Jorge Cruz. In 2003, Professor Sheila Cabo Geraldo took over the editorship of the journal, expanded its activities and made it a reference for research in the area. In 2012, a group of editors took over the transition of the journal with the insertion of the publication on the OJS platform. They are: Maria Berbara, Isabela Frade, Ricardo Basbaum and Alexandre Sá. In 2014, Alexandre Sá took over the editorship of the journal on his own. In 2015, professors Analu Cunha, Inês de Araujo, Fernanda Pequeno and Marisa Flórido, as well as professors Jorge Menna Barreto and Mauro Trindade joined the journal's collective construction process. In 2016, Jorge Menna Barreto left the publication and in 2021, Ana Tereza Prado Lopes joined the editorial board. In 2023, Professor Renata Gesomino also joined the group, consolidating the current team.

It is important to note that much of the work done so far has only been possible with the immense participation of extension fellows (DEPEXT/UERJ) and volunteers. Although there is debate as to whether an academic journal is an extension project, we believe that due to its direct relationship with the community, with the dissemination of research, texts and visual essays, as well as occasional events such as seminars and lectures, an academic journal also deserves to be understood as an extension project.

It is also worth mentioning the regular financial support we receive from UERJ's Graduate Program in the Arts (PPGARTES), which we use to revise some issues and occasional publications. Obviously, this funding is insufficient to maintain, expand, index and internationalize the journal.  Unfortunately, UERJ does not yet have a program to promote its publications. Operationally, the university only issues DOIs and publishes them on its portal. It's essential to remember that none of the editors are paid for their work and that, over the years, Revista Concinnitas has only been able to count on an extension grant holder and a technical support grant holder responsible for design, whom we have just lost. We have never had a technician available only for the journal who could, for example, help with receiving proposals, monitoring evaluators, checking the progress of indexing processes, etc. Last but not least, it is lucid to note the clear decline in interest among master's and doctoral students in participating in a relevant editorial office such as Concinnitas. Perhaps this is due to various reasons, but it is at least anecdotal and symptomatic that the overwhelming majority of scholarship holders from funding agencies do not get involved with a publication like this. Precisely because of these unavoidable conditions of precariousness, which cannot be naturalized and which are in direct conflict with the demands of the regulatory agencies, we are open to support, partnerships and funding.

 

Histoire de la revue

Concinnitas est une revue dont l'objectif premier est de produire et de diffuser des connaissances afin de permettre une meilleure compréhension des problèmes liés à la création, à la réalisation et à la réflexion dans les domaines de l'art et de la culture. Destinée aux professionnels de l'art et aux étudiants, ainsi qu'au grand public intéressé, Concinnitas se veut un espace pluriel de diffusion d'essais, de recherches, de mémoires, de thèses et de critiques, qu'il s'agisse d'œuvres publiées, d'expositions ou d'événements académiques pertinents, ainsi que d'essais visuels, d'écrits d'artistes et d'autres propositions poétiques.

La revue vise également à devenir un espace de débat au niveau international, en traduisant des textes de référence et en promouvant la publication inédite d'auteurs internationaux dont les travaux peuvent contribuer à renforcer le débat et à former le public cible. De cette manière, elle cherche à contribuer à l'expansion du petit nombre de publications académiques dans le domaine des arts, ainsi qu'à rendre possible de nouvelles structures de production au sein de l'UERJ. La Revista Concinnitas est un instrument essentiel pour le développement critique et académique du secteur des arts à l'UERJ.

Le magazine est une publication semestrielle de l'Institut des Arts de l'UERJ, créé en 1997 par le Professeur Jorge Cruz. En 2003, le professeur Sheila Cabo Geraldo a repris la direction de la revue, a élargi ses activités et en a fait une référence pour la recherche dans le domaine. En 2012, un groupe d'éditeurs a pris en charge la transition de la revue avec l'insertion de la publication sur la plateforme OJS. Il s'agit de : Maria Berbara, Isabela Frade, Ricardo Basbaum et Alexandre Sá. En 2014, Alexandre Sá a repris la rédaction de la revue à son compte. En 2015, les professeurs Analu Cunha, Inês de Araujo, Fernanda Pequeno et Marisa Flórido, ainsi que les professeurs Jorge Menna Barreto et Mauro Trindade ont rejoint le processus de construction collective de la revue. En 2016, Jorge Menna Barreto a quitté la publication et en 2021, Ana Tereza Prado Lopes a rejoint le comité éditorial. En 2023, le professeur Renata Gesomino a également rejoint le groupe, consolidant ainsi l'équipe actuelle.

Il est important de souligner qu'une grande partie du travail réalisé jusqu'à présent n'a été possible que grâce à l'immense participation de boursiers (DEPEXT/UERJ) et de bénévoles. Bien qu'il y ait un débat sur la question de savoir si un journal académique est un projet d'extension, nous pensons qu'en raison de sa relation directe avec la communauté, avec la diffusion de la recherche, des textes et des essais visuels, ainsi que des événements occasionnels tels que les séminaires et les conférences, un journal académique mérite d'être considéré comme un projet d'extension.

Il convient également de mentionner le soutien financier régulier que nous recevons du Programme de troisième cycle en arts de l'UERJ (PPGARTES), que nous utilisons pour réviser certains numéros et des publications occasionnelles. Il est évident que ce financement est insuffisant pour maintenir, développer, indexer et internationaliser la revue.  Malheureusement, l'UERJ ne dispose pas encore d'un programme de promotion de ses publications. Sur le plan opérationnel, l'université se contente d'émettre des DOI et de les publier sur son portail. Il est essentiel de rappeler qu'aucun des rédacteurs n'est rémunéré pour son travail et qu'au fil des années, Concinnitas n'a pu compter que sur un chercheur en vulgarisation et un chercheur en support technique chargé de la conception, que nous venons de perdre. Nous n'avons jamais eu de technicien disponible uniquement pour la revue qui aurait pu, par exemple, aider à la réception des propositions, au suivi des évaluateurs, à la vérification de l'avancement des processus d'indexation, etc. Enfin et surtout, il est lucide de constater la nette diminution de l'intérêt des étudiants en master et en doctorat pour la participation à une rédaction pertinente telle que Concinnitas. Peut-être est-ce dû à diverses raisons, mais il est au moins anecdotique et symptomatique que l'écrasante majorité des boursiers des agences de financement ne s'impliquent pas dans une publication comme celle-ci. C'est précisément en raison de ces conditions précaires inévitables, qui ne peuvent être naturalisées et qui sont en conflit direct avec les exigences des agences de régulation, que nous sommes ouverts au soutien, aux partenariats et au financement.

 

Storia della rivista

Concinnitas è una rivista il cui obiettivo primario è quello di produrre e diffondere conoscenza al fine di fornire una migliore comprensione dei problemi legati alla creazione, alla fruizione e alla riflessione nei campi dell'arte e della cultura. Rivolta a professionisti e studenti d'arte, nonché al pubblico interessato, Concinnitas vuole essere uno spazio plurale per la diffusione di saggi, ricerche, dissertazioni, tesi e recensioni, sia di opere pubblicate, mostre o eventi accademici rilevanti, sia di saggi visivi, scritti d'artista e altre proposte poetiche.

La rivista si propone inoltre di diventare uno spazio di dibattito a livello internazionale, traducendo testi di riferimento e promuovendo la pubblicazione inedita di autori internazionali il cui lavoro possa contribuire a rafforzare il dibattito e a formare il pubblico di riferimento. In questo modo, cerca di contribuire ad ampliare l'esiguo numero di pubblicazioni accademiche nel campo delle Arti, oltre a rendere possibili nuove strutture di produzione all'interno della UERJ. La Revista Concinnitas è uno strumento essenziale per lo sviluppo critico e accademico del settore artistico della UERJ.

La rivista è una pubblicazione semestrale dell'Istituto delle Arti della UERJ, creata nel 1997 dal professor Jorge Cruz. Nel 2003, la professoressa Sheila Cabo Geraldo ha assunto la direzione della rivista, ampliandone le attività e facendola diventare un punto di riferimento per la ricerca nel settore. Nel 2012, un gruppo di redattori ha assunto la transizione della rivista con l'inserimento della pubblicazione nella piattaforma OJS. Essi sono: Maria Berbara, Isabela Frade, Ricardo Basbaum e Alexandre Sá. Nel 2014, Alexandre Sá ha assunto da solo la direzione della rivista. Nel 2015, i professori Analu Cunha, Inês de Araujo, Fernanda Pequeno e Marisa Flórido, nonché i professori Jorge Menna Barreto e Mauro Trindade si sono uniti al processo di costruzione collettiva della rivista. Nel 2016 Jorge Menna Barreto ha lasciato la pubblicazione e nel 2021 Ana Tereza Prado Lopes si è unita al comitato editoriale. Nel 2023 è entrata a far parte del gruppo anche la professoressa Renata Gesomino, consolidando l'attuale team.

È importante sottolineare che gran parte del lavoro svolto finora è stato possibile solo grazie all'immensa partecipazione di borsisti (DEPEXT/UERJ) e volontari. Sebbene si discuta se una rivista accademica sia un progetto di divulgazione, riteniamo che per il suo rapporto diretto con la comunità, con la diffusione di ricerche, testi e saggi visivi, nonché di eventi occasionali come seminari e conferenze, anche una rivista accademica meriti di essere intesa come un progetto di divulgazione.

 

Vale la pena menzionare anche il regolare sostegno finanziario che riceviamo dal Programma post-laurea in arte della UERJ (PPGARTES), che utilizziamo per la revisione di alcuni numeri e per pubblicazioni occasionali. Ovviamente, questo finanziamento è insufficiente per mantenere, espandere, indicizzare e internazionalizzare la rivista.  Purtroppo, l'UERJ non ha ancora un programma di promozione delle sue pubblicazioni. Operativamente, l'università si limita a rilasciare DOI e a pubblicarli sul proprio portale. È fondamentale ricordare che nessuno dei redattori è pagato per il proprio lavoro e che, nel corso degli anni, Concinnitas ha potuto contare solo su uno studioso di estensione e su uno studioso di supporto tecnico responsabile della progettazione, che abbiamo appena perso. Non abbiamo mai avuto un tecnico disponibile solo per la rivista che potesse, ad esempio, aiutare a ricevere le proposte, a monitorare i valutatori, a controllare l'avanzamento dei processi di indicizzazione, ecc. Infine, ma non per questo meno importante, è lucido notare il chiaro declino dell'interesse degli studenti di master e di dottorato a partecipare a una redazione di rilievo come quella di Concinnitas. Forse ciò è dovuto a varie ragioni, ma è quantomeno aneddotico e sintomatico che la stragrande maggioranza dei borsisti delle agenzie di finanziamento non venga coinvolta in una pubblicazione come questa. Proprio per queste inevitabili condizioni di precarietà, che non possono essere naturalizzate e che sono in diretto contrasto con le richieste delle agenzie di regolamentazione, siamo aperti al sostegno, alle collaborazioni e ai finanziamenti.

 

Geschichte der Zeitschrift

Concinnitas ist eine Zeitschrift, deren Hauptziel es ist, Wissen zu produzieren und zu verbreiten, um ein besseres Verständnis der Probleme im Zusammenhang mit der Schaffung, der Verwirklichung und der Reflexion in den Bereichen Kunst und Kultur zu ermöglichen. Concinnitas richtet sich an Kunstschaffende und -studenten sowie an die allgemeine interessierte Öffentlichkeit und will ein pluraler Raum für die Verbreitung von Essays, Forschungsarbeiten, Dissertationen, Diplomarbeiten und Rezensionen sein, sei es über veröffentlichte Werke, Ausstellungen oder relevante akademische Veranstaltungen, aber auch über visuelle Essays, künstlerische Schriften und andere poetische Vorschläge.

Die Zeitschrift will auch ein Raum für die internationale Debatte sein, indem sie Referenztexte übersetzt und die unveröffentlichte Publikation internationaler Autoren fördert, deren Arbeit zur Stärkung der Debatte und zur Ausbildung des Zielpublikums beitragen kann. Auf diese Weise soll sie dazu beitragen, die geringe Anzahl akademischer Veröffentlichungen im Bereich der Künste zu erweitern und neue Produktionsstrukturen innerhalb der UERJ zu ermöglichen. Revista Concinnitas ist ein wesentliches Instrument für die kritische und akademische Entwicklung des Kunstsektors bei UERJ.

Die Zeitschrift ist eine halbjährliche Publikation des UERJ-Kunstinstituts, die 1997 von Professor Jorge Cruz gegründet wurde. Im Jahr 2003 übernahm Professorin Sheila Cabo Geraldo die Redaktion der Zeitschrift, erweiterte ihre Aktivitäten und machte sie zu einer Referenz für die Forschung in diesem Bereich. Im Jahr 2012 übernahm eine Gruppe von Redakteuren den Übergang der Zeitschrift mit der Einfügung der Publikation in die OJS-Plattform. Diese sind: Maria Berbara, Isabela Frade, Ricardo Basbaum und Alexandre Sá. Im Jahr 2014 übernahm Alexandre Sá die Redaktion der Zeitschrift in Eigenregie. Im Jahr 2015 schlossen sich die Professoren Analu Cunha, Inês de Araujo, Fernanda Pequeno und Marisa Flórido sowie die Professoren Jorge Menna Barreto und Mauro Trindade dem kollektiven Aufbauprozess der Zeitschrift an. Im Jahr 2016 verließ Jorge Menna Barreto die Zeitschrift, und 2021 trat Ana Tereza Prado Lopes dem Redaktionsausschuss bei. Im Jahr 2023 stieß auch Professorin Renata Gesomino zur Gruppe und festigte das aktuelle Team.

Es ist wichtig zu betonen, dass ein Großteil der bisher geleisteten Arbeit nur durch die immense Beteiligung von Beratungsstipendiaten (DEPEXT/UERJ) und Freiwilligen möglich war. Obwohl es eine Debatte darüber gibt, ob eine akademische Zeitschrift ein Beratungsprojekt ist, sind wir der Meinung, dass eine akademische Zeitschrift aufgrund ihrer direkten Beziehung zur Gemeinschaft, mit der Verbreitung von Forschungsergebnissen, Texten und visuellen Essays sowie gelegentlichen Veranstaltungen wie Seminaren und Vorträgen, ebenfalls als Beratungsprojekt verstanden werden sollte.

Erwähnenswert ist auch die regelmäßige finanzielle Unterstützung, die wir vom Postgraduierten-Kunstprogramm der UERJ (PPGARTES) erhalten und die wir für die Überarbeitung einiger Ausgaben und gelegentliche Veröffentlichungen nutzen. Natürlich reichen diese Mittel nicht aus, um die Zeitschrift zu erhalten, zu erweitern, zu indexieren und zu internationalisieren.  Leider verfügt UERJ noch nicht über ein Programm zur Förderung seiner Veröffentlichungen. Die Universität vergibt lediglich DOIs und veröffentlicht sie auf ihrem Portal. Man darf nicht vergessen, dass keiner der Redakteure für seine Arbeit bezahlt wird und dass Concinnitas im Laufe der Jahre nur auf einen Stipendiaten für die Beratung und einen Stipendiaten für die technische Unterstützung zählen konnte, der für die Gestaltung zuständig war und den wir gerade verloren haben. Wir hatten nie einen Techniker, der nur für die Zeitschrift zur Verfügung stand und z. B. bei der Entgegennahme von Vorschlägen, der Überwachung von Gutachtern, der Überprüfung des Fortschritts von Indexierungsprozessen usw. helfen konnte. Nicht zuletzt ist es einleuchtend, dass das Interesse von Master- und Doktoranden an einer Mitarbeit in einer einschlägigen Redaktion wie Concinnitas deutlich abnimmt. Das mag verschiedene Gründe haben, aber es ist zumindest anekdotisch und symptomatisch, dass sich die überwiegende Mehrheit der Stipendiaten von Förderorganisationen nicht an einer solchen Publikation beteiligt. Gerade wegen dieser unvermeidlichen prekären Bedingungen, die sich nicht einbürgern lassen und die in direktem Konflikt mit den Forderungen der Regulierungsbehörden stehen, sind wir offen für Unterstützung, Partnerschaften und Finanzierung.