Arquivos Vivos da Administração Pública: O Programa de Gestão de Documentos do Estado do Rio de Janeiro (PGD-RJ)

Autores

  • Paulo Knauss de Mendonça
  • Mariana Batista do Nascimento
  • Danilo André Bueno

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2013.9346

Resumo

<doi>10.12957/cdf.2013.9346

O sentido deste trabalho é caracterizar o processo de construção de uma política pública de arquivos e gestão de documentos no Estado do Rio de Janeiro no contexto contemporâneo distinguido pelo compromisso da democracia e da transparência pública. Assim, apresenta-se o Programa de Gestão de Documentos do Estado do Rio de Janeiro (PGD-RJ), traçando a cronologia do seu desenvolvimento, os elementos constitutivos e característicos da gestão de documentos, a metodologia aplicada e os principais resultados obtidos, com especial atenção à legislação arquivística desde o ponto de vista jurídico da estruturação e implementação do PGD-RJ. Além disso, apresenta as características gerais do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ), sua formação, evolução e marcos legais que legitimam seu papel de autoridade arquivística, com a responsabilidade de definir e implementar a política estadual de arquivos públicos e privados.

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Publicado

2013-11-10

Como Citar

Knauss de Mendonça, P., Batista do Nascimento, M., & Bueno, D. A. (2013). Arquivos Vivos da Administração Pública: O Programa de Gestão de Documentos do Estado do Rio de Janeiro (PGD-RJ). Cadernos Do Desenvolvimento Fluminense, (3), 186–208. https://doi.org/10.12957/cdf.2013.9346

Edição

Seção

Artigos