Da Polícia Especial até o BOPE e a CORE: as polícias do Rio de Janeiro e o desenvolvimento de suas unidades de elite
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2013.9343Abstract
<doi>10.12957/cdf.2013.9343
Este estudo constitui-se de uma análise das origens institucionais das unidades de elite das polícias do Rio de Janeiro. Com o surgimento dessas unidades, surge também a ideia de distinção e separação de seus agentes com relação ao restante da polícia, tida como inapta ou mesmo corrupta. Argumenta-se aqui que tal ideia demonstra a consciência dos problemas que a polícia tem apresentado, e mascara a interdependência dos segmentos ligados à Segurança Pública gerando a ilusão de que grupos como o BOPE ou a CORE são órgãos independentes ou superiores aos demais, ao contrário de partes integrantes e complementares das instituições policiais às quais pertencem.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.