EM PRIMEIRA PÁGINA: JORNAL O FLUMINENSE E PERSPECTIVAS PARA A HISTÓRIA ECONÔMICO-INDUSTRIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2022.71400

Resumo

Este artigo pauta em mapear o jornal O Fluminense como uma fonte de pesquisa para os eventos econômico-industriais no estado do Rio de Janeiro, especialmente nos períodos em que Ernani do Amaral Peixoto conduziu o executivo estadual: 1937/1945; 1951/1955. Na ocasião, o governo fluminense despontou como principal indutor do desenvolvimento local, aliado a participação do setor privado. Aqui, o econômico se destaca por um conjunto diversificado de investimento como: indústria, agricultura, pecuária, cooperativa, rodovia, energia, turismo, urbanização, saneamento, obras públicas e educação. O periódico possibilita acompanhar tanto as medidas estruturantes do período quanto a condução de um processo, ou seja, as ações público-privadas com vistas ao desenvolvimento do estado, contexto em que O Fluminense cumpriu o papel de difusor.

Palavras-chave: O Fluminense; desenvolvimento econômico; estado do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

José Luís Honorato Lessa, PPGH-Universidade Salgado de Oliveira

Doutor em História, Política e Bens Culturais(FGV); Mestre em História Social  do Território (UERJ/FFP); Especialização em História do Brasil (UERJ/FFP) e Licenciatura Plena em História (UERJ/FFP). Professor da PPGH e da Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira e Professor da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Honorato Lessa, J. L. (2022). EM PRIMEIRA PÁGINA: JORNAL O FLUMINENSE E PERSPECTIVAS PARA A HISTÓRIA ECONÔMICO-INDUSTRIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Cadernos Do Desenvolvimento Fluminense, (23), 101–116. https://doi.org/10.12957/cdf.2022.71400