RIO DE JANEIRO: UM ESTADO EM BUSCA DA INSTITUCIONALIDADE DA SUA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2022.70006

Resumo

Este artigo tem como objetivo contribuir para o debate sobre o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro tendo como objeto de análise da trajetória histórica das transformações da sua Administração Pública. Considerando o processo recente de modernização administrativa, argumenta-se que, diferentemente de um “choque de gestão”, as mudanças representaram, externamente, a imagem de um Brasil emergente no cenário global, enquanto que internamente serviu de plataforma de circulação das ideias gerencialistas e de intermediação de interesses de diferentes atores. Neste sentido, entende-se que o melhor entendimento sobre o papel da Administração Pública e do planejamento no desenvolvimento estadual deve levar em consideração aspectos históricos da sua formação e o ambiente nacional e internacional de cada período.

Palavras-chave: administração pública; desenvolvimento; estado do Rio de Janeiro

Biografia do Autor

Vinicius Boechat Tinoco, Secretaria de Planejamento e Gestão. Universidade Federal do Rio de Janeiro

Físico (UcB/DF), especialista em Administração Pública (UFRGS), mestre em Ciências Sociais, doutor em Políticas Públicas (UFRJ). Foi Auditor de Finanças e Controle (AFC) da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (2003-2011) e atualmente é servidor da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG/RJ). Exerceu atividades de assessoramento e direção nas áreas de Finanças Públicas, Planejamento e Gestão Governamental, Cultura e Ciência e Tecnologia. Foi Diretor-Presidente da Associação dos Gestores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (GestRio). Professor do curso de especialização em políticas públicas do Instituto de Economia da UFRJ.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Tinoco, V. B. (2022). RIO DE JANEIRO: UM ESTADO EM BUSCA DA INSTITUCIONALIDADE DA SUA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Cadernos Do Desenvolvimento Fluminense, (23), 142–180. https://doi.org/10.12957/cdf.2022.70006

Edição

Seção

DOSSIÊ - “Gestores e Gestão Pública: Impactos e Repercussões no Estado e na Sociedade”