A gestão de projetos como ferramenta para administração pública eficiente: estudo de caso da Fundação Cecierj

Mônica Santos Dahmouche, Marianna Augusta Ferrari do Outeiro Bernstein, Michelle Casal Fernandes, Beatriz Ferreira Oliveira Santos

Resumo


Neste artigo apresentamos e discutimos a metodologia de gestão de projeto no âmbito da administração pública, além de usarmos a sua aplicação na Fundação Cecierj como um estudo de caso. Um benchmark cuidadoso acerca do uso da metodologia de gestão de projetos no âmbito de todas as esferas da administração pública é apresentado com as particularidades de cada caso. Descrevemos a pesquisa situacional inédita realizada junto aos servidores da Fundação Cecierj, com adesão da maioria. Os resultados mostram que o corpo técnico da instituição, a conhece bem e demanda por ações de planejamento e transparência que possam contribuir para a melhoria da governança institucional.  As conclusões indicam que os servidores são receptivos à gestão amparada em um Escritório de Gestão de Projetos.  Embora o escritório ainda não tenha sido implementado, já é possível observar algumas iniciativas da alta gestão que vão ao encontro das demandas do corpo técnico.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/cdf.2022.65432

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Cadernos do Desenvolvimento Fluminense

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN: 2317-6539

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense possui indexação nas seguintes bases de dados:

   

  REDIB

   logo ROAD

Portal de Periódicos da CAPES


Sigam-nos nas redes sociais: