O papel da acessibilidade na localização das atividades comerciais e de serviços na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ)
Resumo
As inovações nas tecnologias da informação permitiram novas formas de organização e ampliação da escala de atuação de empresas que atuam no setor comercial e de serviços, não se restringindo mais apenas às metrópoles e grandes cidades, mas sobre um número crescente de cidades consideradas médias. Este artigo tem o objetivo de avaliar o processo de reestruturação urbana e da cidade em Campos dos Goytacazes, tendo como foco as estratégias locacionais dos agentes econômicos que atuam nas atividades comerciais e de serviços. A metodologia utilizada inclui levantamento bibliográfico, levantamento de dados secundários e primários (questionários) e sistematização e análise dos dados. Os resultados alcançados mostram que, apesar de o acesso as redes informacionais ser imprescindível para a atuação multiescalar das empresas, na escala intraurbana as tecnologias da informação têm pouca força explicativa nas estratégias espaciais de localização dos estabelecimentos comerciais e de serviços. Os fatores mais importantes são definidos pela acessibilidade, especialmente a existência de grande fluxo de pessoas e a visibilidade oferecida pela localização. Embora o centro seja a localização de maior acessibilidade de Campos dos Goytacazes, as atividades econômicas de comércio e serviços têm sido reorientadas para as vias estruturais mais importantes, onde são elevados os níveis de acessibilidade e visitação.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/cdf.2021.62800
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Cadernos do Desenvolvimento Fluminense
ISSN: 2317-6539
A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense possui indexação nas seguintes bases de dados:
Sigam-nos nas redes sociais: