O papel da acessibilidade na localização das atividades comerciais e de serviços na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2021.62800

Resumo

As inovações nas tecnologias da informação permitiram novas formas de organização e ampliação da escala de atuação de empresas que atuam no setor comercial e de serviços, não se restringindo mais apenas às metrópoles e grandes cidades, mas sobre um número crescente de cidades consideradas médias. Este artigo tem o objetivo de avaliar o processo de reestruturação urbana e da cidade em Campos dos Goytacazes, tendo como foco as estratégias locacionais dos agentes econômicos que atuam nas atividades comerciais e de serviços. A metodologia utilizada inclui levantamento bibliográfico, levantamento de dados secundários e primários (questionários) e sistematização e análise dos dados. Os resultados alcançados mostram que, apesar de o acesso as redes informacionais ser imprescindível para a atuação multiescalar das empresas, na escala intraurbana as tecnologias da informação têm pouca força explicativa nas estratégias espaciais de localização dos estabelecimentos comerciais e de serviços. Os fatores mais importantes são definidos pela acessibilidade, especialmente a existência de grande fluxo de pessoas e a visibilidade oferecida pela localização. Embora o centro seja a localização de maior acessibilidade de Campos dos Goytacazes, as atividades econômicas de comércio e serviços têm sido reorientadas para as vias estruturais mais importantes, onde são elevados os níveis de acessibilidade e visitação.

Biografia do Autor

Henrique Ferreira Batista, SEEDUC

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPG), Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR), Universidade Federal Fluminense (UFF)

Jaiana Nunes Lírio Ferreira

Arquiteta e Urbanista, graduada no Instituto Federal de Educação Ciência E Tecnologia Fluminense.

Leandro Bruno Santos, Universidade Federal Fluminense

Docente do Departamento de Geografia de Campos (GRC) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPG), Universidade Federal Fluminense (UFF)

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Batista, H. F., Ferreira, J. N. L., & Santos, L. B. (2021). O papel da acessibilidade na localização das atividades comerciais e de serviços na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ). Cadernos Do Desenvolvimento Fluminense, (21), 132–157. https://doi.org/10.12957/cdf.2021.62800