Análise da Expansão da Energia Solar Fotovoltaica nas Cidades da Região dos Lagos e Norte Fluminense

Bruno Barzellay Ferreira da Costa, Diego Cunha Malagueta, Alfredo Luiz Pessanha Manhães, Suellen Carvalho Barzellay da Costa, Samir Jorge Guedes Sias Thompson

Resumo


A energia é um recurso fundamental para a manutenção da vida humana e para o contínuo desenvolvimento de uma sociedade moderna, uma vez que praticamente todas as atividades atuais requerem sua ampla utilização. Considerando a tendência atual de expansão da demanda por eletricidade, há uma crescente procura por tecnologias renováveis. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é a análise da evolução da geração distribuída de energia fotovoltaica nas cidades das Regiões dos Lagos e Norte Fluminense. O objetivo proposto foi atingido por meio da prospecção de informações junto à Agência Nacional de Energia Elétrica e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as quais em uma primeira etapa foram compiladas, classificadas e agrupadas em tabelas e planilhas de forma a facilitar sua visualização e compreensão. Após a análise crítica dos dados, conclui-se que todas as cidades analisadas encontram-se em franco processo de expansão desta tecnologia, havendo uma predominância das classes de consumo residencial e comercial. Além disso, não foi identificada relação direta entre o PIB per capita dos municípios e sua capacidade instalada, porém, esta hipótese não deve ser totalmente descartada, considerando-se o crescimento exponencial apresentado pela cidade de Maricá nos últimos dois anos. Com este estudo, espera-se apresentar informações atualizadas, permitindo aos tomadores de decisão locais a implantação de projetos e legislações mais assertivas sobre o tema que, inclusive, integra um dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/cdf.2021.61419

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Cadernos do Desenvolvimento Fluminense



ISSN: 2317-6539

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense possui indexação nas seguintes bases de dados:

   

  REDIB

   logo ROAD

Portal de Periódicos da CAPES


Sigam-nos nas redes sociais: