Diagnóstico para planejar ações de promoção da alimentação saudável na escola
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2021.61414Resumo
Este artigo apresenta o resultado de um diagnóstico situacional para planejar ações de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) em escolas públicas de Macaé, RJ. Trata-se de um estudo de intervenção, ocorrido em 2018/2019, no âmbito das atividades do Núcleo de Estudos em Saúde e Nutrição na Escola (NESANE). Foram sistematizadas as publicações do NESANE de 2014 a 2019 que abordavam alimentação e nutrição em escolas de Macaé. Ocorreram também duas oficinas da equipe do NESANE para analisar tal sistematização, identificar pontos críticos acerca da situação alimentar e nutricional nas escolas, e propor ações. Foram examinados livros, artigos, dentre outras produções. Durante as oficinas a equipe identificou oito pontos críticos, que se classificaram em cinco temáticas pertinentes à PAAS. A partir desses pontos, a equipe pensou objetivos norteadores para ações com públicos variados, abrangendo a PAAS nas dimensões de incentivo, apoio e proteção. O vínculo academia-comunidade resultante da extensão universitária, como ocorre no NESANE, favorece intervenções contextualizadas e com maior potencial transformador. Destaca-se a escola como cenário para a prática extensionista e PAAS, por ser um espaço de formação de hábitos e troca de saberes. Ao apontar pontos críticos em nível local, os diagnósticos situacionais agregam concretude aos problemas, promovem reflexão entre os envolvidos e materialização de ações, favorecendo a transformação social. Este estudo abre um leque de ações de PAAS que podem ser desenvolvidas no espaço escolar de Macaé. Diferentes atores sociais podem, dentro de seu nível de gerência, usar estes resultados para direcionar de forma assertiva políticas e ações na localidade. Sendo assim, é vasto o potencial de contribuição com o desenvolvimento do município a partir do diagnóstico produzido.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.