ANÁLISE DOS EFEITOS DOS GASTOS EMERGENCIAIS COM COVID-19 NOS SETORES PRODUTIVOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2021.60512

Resumo

Resumo: Diante do vultuoso recurso dispendido em gastos emergenciais para combate à pandemia de Covid-19, este trabalho tem como objetivo analisar os impactos destes gastos na economia do Estado do Rio de Janeiro. Para alcançá-lo, foi utilizado o método inter-regional de insumo-produto, aderente por possibilitar mensurar os impactos dos gastos emergenciais ao combate do Covid-19 no produto e na renda da economia fluminense. Como base de dados foi empregada a Matriz Inter-Regional de Insumo-Produto para o Arranjo Populacional do Rio de Janeiro, ano de referência 2015, disponibilizada por Haddad et al. (2020) e o total investido em contratos emergenciais de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde. Os resultados obtidos evidenciam variações positivas do valor bruto da produção setorial e total, tanto para Rio de Janeiro quanto para o restante do país, além de ter sido identificado o efeito spillover dos investimentos nos setores fluminenses para outros setores do país.

Palavras-chave: Gastos emergenciais; Covid-19; Rio de Janeiro

Biografia do Autor

Thaís Ribeiro da Silva, PPGER/UFRRJ

Bolsista FAPERJ, mestranda em Economia Regional e Desenvolvimento pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2019). Atua na linha de pesquisa de Economia Regional com ênfase em Economia da Saúde e Teoria Econômica. Possui experiência em pesquisa na área de Macroeconomia e Contas Públicas, em virtude de sua análise dos efeitos da Emenda Constitucional 95/2016 no serviço público de saúde brasileiro.

Joilson de Assis Cabral

Doutor em Planejamento Energético PPE/COPPE/UFRJ; Docente Permanente PPGER/UFRRJ; Docente Colaborador PPGE/UFRRJ

Carlos Otávio de Freitas

Doutor em Economia Aplicada UFV; Docente Permanente PPGER/UFRRJ; Docente Colaborador PPGE/UFRRJ

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

da Silva, T. R., Cabral, J. de A., & de Freitas, C. O. (2021). ANÁLISE DOS EFEITOS DOS GASTOS EMERGENCIAIS COM COVID-19 NOS SETORES PRODUTIVOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Cadernos Do Desenvolvimento Fluminense, (21), 181–204. https://doi.org/10.12957/cdf.2021.60512