Análise das condições de segurança nos deslocamentos dos usuários da Via Lacerda Agostinho – Linha Azul, Macaé-RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2021.60483

Resumo

Acidentes de trânsito causam a perda de milhões de vidas anualmente. Sendo assim, tornar as vias urbanas mais seguras para seus usuários é primordial para o desenvolvimento local, assim como para uma integração intermunicipal saudável. O presente trabalho teve por objetivo analisar as condições inseguras enfrentadas pelos usuários da via Lacerda Agostinho, a Linha Azul, localizada no município de Macaé – RJ, assim como os possíveis fatores que as influenciam. O objetivo proposto foi atingido por meio de uma abordagem metodológica mista, conduzida em três etapas de coleta de dados: i) registro de acidentes nesta localidade, fornecidas pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé; ii) informações provenientes de um questionário online aplicado aos usuários da via, e iii) levantamento em campo dos elementos físicos da via. Após a análise crítica dos dados levantados, conclui-se que é de extrema importância e urgência que ações preventivas e corretivas e que políticas públicas sejam elaboradas e implementadas para a região, especialmente visando a adequação da via às suas características recentes de utilização. Com este estudo, espera-se apresentar elementos capazes de subsidiar discussões com as instituições responsáveis pela formulação de políticas públicas que visam promover a segurança pública do local.

Biografia do Autor

Conrado Vidotte Plaza, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé

Professor Assistente do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Campus Macaé. Graduado em Engenharia Civil e Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo - EESC/USP e Doutorando do Programa de Engenharia de Transporte da COPPE/UFRJ.

Gabriella Barbosa de Oliveira Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé

Graduanda em Engenharia Civil.

Luísa Cardoso Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé

Graduanda em Engenharia Civil.

Bruno Barzellay Ferreira da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Campus Macaé. Graduado em Engenharia Civil pela UFF, Mestre e Doutor em Engenharia Civil pela UFF.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Plaza, C. V., Lima, G. B. de O., Lima, L. C., & da Costa, B. B. F. (2021). Análise das condições de segurança nos deslocamentos dos usuários da Via Lacerda Agostinho – Linha Azul, Macaé-RJ. Cadernos Do Desenvolvimento Fluminense, (20), 125–154. https://doi.org/10.12957/cdf.2021.60483