As prerrogativas dos Institutos Federais e a oferta educacional

Autores

  • Carla Nogueira Patrão de Aquino Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense
  • Ana Lúcia Mussi de Carvalho Campinho Universidade Candido Mendes
  • Ana Paula Serpa Nogueira de Arruda Universidade Candido Mendes

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2020.59163

Resumo

O estudo tem, como objetivo, analisar a atuação do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) no Norte Fluminense (NF), um equipamento público de educação, ciência e tecnologia que traz, como missão, concorrer para o desenvolvimento local e regional. O recorte que se estabelece neste artigo, como um indicativo do “ir ao encontro” da sociedade como um vetor do desenvolvimento, é a oferta de formação técnica e tecnológica nos campi localizados nessa mesorregião. Assim, na escrita do artigo, apresenta-se, em linhas gerais, o pari passu da trajetória das instituições federais de educação profissional e tecnológica no contexto do crescimento brasileiro, com uma ênfase na constituição dos Institutos Federais e na expansão da Rede Federal, que proporcionou uma interiorização da oferta de formação. E, considerando a diversidade social e cultural e a diferenciação produtiva características dos municípios brasileiros, a exemplo do Norte Fluminense, pode-se falar também em vários interiores no interior do território brasileiro, caracterizados, muitas vezes, como núcleos urbanos que, contemplados com grandes investimentos, configuram-se, por um lado, como ilhas de prosperidade e, de outro, a periferia, os que se encontram fora do raio de alcance dos benefícios e que demandam ações em direções e sentidos diferentes, sendo esses territórios que dão sentido à presença de um Instituto Federal.

Biografia do Autor

Carla Nogueira Patrão de Aquino, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1986), graduação em Administração pela Universidade Cândido Mendes (1992) e mestrado em Economia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes de Campos (2004). Atualmente ocupa o cargo de Assistente Social no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Regional e Gestão da Cidade da Universidade Candido Mendes

Ana Lúcia Mussi de Carvalho Campinho, Universidade Candido Mendes

Doutoranda em Planejamento Regional e Gestão da Cidade - UCAM - CamposMestre em Educação - Universidade Federal FluminenseLicenciada em Letras {Português- Francês) - Faculdade de Filosofia de CamposLicenciada em Pedagogia (Supervisão Escolar) - - Faculdade de Filosofia de Campos

Ana Paula Serpa Nogueira de Arruda, Universidade Candido Mendes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006). Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense. Doutora em Sociologia Política (PGPS/UENF) com estágio de doutorado (CAPES) no IGOT (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território), Universidade de Lisboa. Realizou o Pós-doutorado (Uenf) por meio do Projeto de Educação Ambiental PESCARTE. Possui experiência em Sociologia Urbana e Politicas Públicas, com especial interesse em Políticas Habitacionais, Habitação de Interesse Social, Organização Social e produtiva e Populações tradicionais. É professora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Regional e Gestão de Cidades, Universidade Cândido Mendes.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Patrão de Aquino, C. N., Campinho, A. L. M. de C., & de Arruda, A. P. S. N. (2021). As prerrogativas dos Institutos Federais e a oferta educacional. Cadernos Do Desenvolvimento Fluminense, (19), 153–180. https://doi.org/10.12957/cdf.2020.59163