Caracterização dos Principais Ativos do Sistema Regional de Inovação Fluminense e Desafios para uma Agenda de Desenvolvimento pós-COVID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2020.59019

Resumo

A severa crise econômica e social que afeta o Estado do Rio de Janeiro desde 2014 foi intensificada pelos efeitos trazidos pela crise sanitária iniciada em março de 2020. Esta convergência de crises restringe as possibilidades de desenvolvimento do estado. O estímulo à inovação e a resolução de desafios societais complexos são caminhos para a superação do atual cenário. Neste sentido, este artigo tem como objetivos: i) realizar uma caracterização dos principais ativos do Sistema Regional de Inovação fluminense, com base no levantamento de dados primários e secundários associado ao uso de estatística descritiva; ii) refletir, a partir dos resultados encontrados e de outros trabalhos de nossa autoria em parceria com colaboradores, sobre os desafios que o estado possui para construir uma agenda de desenvolvimento pós Covid-19. Os resultados apontam que o SRI possui ativos financeiros, humanos e tecnológicos relevantes, contudo precisa articular melhor os subsistemas de geração e aplicação do conhecimento; aumentar a taxa de inovação da economia; e se desprender da puramente lógica setorial e de vocações, utilizando seus ativos para elaborar uma política de inovação orientada por missões, que articule diversos atores e tecnologias e tenha como foco solução de grandes desafios societais por meio da geração, aplicação e difusão do conhecimento científico-tecnológico.

Biografia do Autor

Guilherme de Oliveira Santos, FAPERJ e UFRJ

P

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (UFRJ), Mestre e Doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (Instituto de Economia/UFRJ), Professor de Sociologia na Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro, Professor de Negociação e Captação de Recursos no Técnico em Empreendedorismo na Escola ORT, Pesquisador do Grupo de Economia da Inovação (GEI/UFRJ) e Assessor da Diretoria de Tecnologia da FAPERJ.

Renata Lèbre La Rovere, UFRJ

Possui mestrado em Structures Productives Et Systeme Mondial - Université de Paris VII - Université Denis Diderot (1986), França e doutorado em Economia - Université de Paris VII , França (1990). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Santos, G. de O., & La Rovere, R. L. (2021). Caracterização dos Principais Ativos do Sistema Regional de Inovação Fluminense e Desafios para uma Agenda de Desenvolvimento pós-COVID. Cadernos Do Desenvolvimento Fluminense, (19), 181–212. https://doi.org/10.12957/cdf.2020.59019