Acesso a bens e serviços públicos e território: notas gerais sobre o (des)caso da atenção primária na cidade do Rio de Janeiro.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2021.58635

Resumo

Este artigo tem como objetivo apontar os principais aspectos da relação entre acesso da população a bens e serviços públicos e território, discutindo brevemente como a constituição histórica dos direitos sociais e a distribuição territorial dos serviços tem impacto no acesso da população e sobre o direito à cidade. Foi utilizada a categoria território usado, de Milton Santos, à luz do papel do Estado na distribuição dos serviços públicos. Os conceitos de sub-cidadania e espoliação urbana, de Lúcio Kowarick fazem um paralelo à instituição de política de saúde no Brasil e à questão do acesso às políticas públicas frente às desigualdades territoriais. Como exemplo, utilizamos uma rápida análise da cidade do Rio de Janeiro e sua política de atenção primária por meio da saúde da família, entre 2010 e 2020.

Biografia do Autor

Daniely Silva de Viveiros, Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana - PPFH/UERJ

Mestre em Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana - PPFH, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). É assistente social servidora pública na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro desde 2003, ocupando cargos de gestão e execução da política de Assistência Social.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Silva de Viveiros, D. (2021). Acesso a bens e serviços públicos e território: notas gerais sobre o (des)caso da atenção primária na cidade do Rio de Janeiro. Cadernos Do Desenvolvimento Fluminense, (21), 205–224. https://doi.org/10.12957/cdf.2021.58635