A expansão do ensino superior: o caso do Consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Glaucio José Marafon, Thiago Jeremias Baptista, José Silvan Borborema Araújo

Resumo


O estado do Rio de Janeiro apresenta um proeminente número de instituições de ensino superior e um número expressivo de estudantes matriculados nestas instituições. O objetivo deste artigo consiste em apresentar a expansão do ensino superior no estado do Rio de Janeiro, com ênfase na participação do Consórcio Cederj (Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro) na oferta de cursos de graduação sob a modalidade de ensino a distância, bem como em analisar as áreas de procedência dos estudantes dos diferentes cursos oferecidos por este consórcio. Os dados foram obtidos nos portais da Fundação CICIERJ (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) e do SEMERJ (Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro) e espacializados no território fluminense, verificando a sua interiorização. Os resultados mostram que a distribuição desse conjunto formado por instituições públicas e privadas, abrange a oferta nas modalidades presenciais e semipresenciais, cuja a principal característica consiste na concentração de instituições na metrópole fluminense e nos demais municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), enquanto as outras sete regiões de governo que compõem o interior fluminense se caracterizam por um número menor de Instituições de Ensino Superior.

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DOI: https://doi.org/10.12957/cdf.2019.56439

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