Vegetação Urbana no Município do Rio de Janeiro: gestão e bem-estar social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2020.54829

Resumo

Este artigo é uma revisão de literatura, que teve por objetivo, levantar informações sobre as práticas de plantio de espécies ornamentais em praças e jardins e da arborização no ambiente urbano, buscando evidenciar a importância dessas práticas para a população da Cidade do Rio de Janeiro. Os dados utilizados englobam artigos científicos sobre o tema, levantados nas bases de dados Scielo e Google acadêmico, além de trabalhos técnicos e dados oficiais de órgãos públicos. As zonas verdes vão além de fins estéticos, contribuem para o equilíbrio térmico e a redução da poluição sonora, auxiliando de forma significativa o sistema de drenagem das cidades, servindo ainda, para alimentar e abrigar a fauna local, além de trazer conforto psicológico e diminuição do estresse para a população. Entretanto, a arborização constantemente entra em conflito com o desenvolvimento das cidades, devido ao crescimento urbano desenfreado e ao plantio irregular que causam problemas secundários, como levantamento de calçadas, problemas com a fiação aérea ou subterrânea. Esses contratempos acabam dificultando uma convivência harmônica entre a população e natureza. A Fundação Parques e Jardins é a responsável pelo plantio e conservação de árvores e espécies ornamentais na cidade do Rio de Janeiro, o trabalho de valorização da flora realizado por esta Fundação é fundamental para a manutenção dos espaços verdes, mas necessita ser divulgado, para que a população entenda a importância desse trabalho e passe a ser uma forte aliada, dessa forma, os espaços verdes poderão ser melhor preservados trazendo cada vez mais benefícios para a cidade.

Biografia do Autor

Helen Gonçalves Romeiro Ferreira

Pós-graduanda em Ensino de Ciências Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (2020.1). Mestre (2020) em Desenvolvimento Local (Mestrado Profissional) pelo Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM. Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (2017) pelo Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM. Atuou como professora no programa Forças no Esporte através do projeto de pesquisa extensão do Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM (2015). Ganhou o 2º lugar com o projeto PILL BOX-HORA CERTA no 3º Meeting Empreendedor UNISUAM (2014).

José Teixeira de Seixas Filho

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado Em Ciências Biológicas pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1981), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1990), doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e Pós-doutorado em Bioquímica/Enzimologia pelo Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária - BIOAGRO - da Universidade Federal de Viçosa (2008). Pesquisador aposentado da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Titular do Centro Universitário Augusto Motta, Coordenou o Mestrado Multidisciplinar em Desenvolvimento Local da UNISUAM (2008-2010) onde Desenvolve pesquisas em inserção social, cadeias produtivas sustentáveis, recursos hídricos e análises socioeconômicas em populações vulneráveis. É Revisor Científico das revistas: Aquaculture (0044-8486), Aquaculture nutrition (2155-9546), Revista da Sociedade Brasileira de Zootecnia (1806-9290), Pesquisa Agropecuária Brasileira (0100-204X), Acta Scientiarum (UEM) (1415-6814), Revista Ceres (0034-737X). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zootecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição animal, aquacultura, ranicultura (Lithobates catesbeianus) e carcinocultura (Macrobrachium rosenbergii).

Silvia Conceição Reis Pereira Mello

Doutora (2009) e Mestre (2000) em Higiene veterinária e processamento tecnológico de produtos de origem animal pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 
Atua na área de ensino e pesquisa sendo pesquisadora da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro cedida a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como professora e orientadora do curso de Mestrado em Desenvolvimento Local e do curso de graduação em Ciências Biológicas da UNISUAM de 2009 a 2019. Atuou em projetos de extensão como consultora de agronegócios do SEBRAE de 2000 a 2012. Tem experiência na área de aquicultura com ênfase em ranicultura, piscicultura e maricultura; ciência e tecnologia de alimentos na área de pescados e derivados, atuando principalmente nos seguintes temas: controle da produção aquicola, qualidade da matéria-prima, polpa de pescado, carne mecanicamente separada, programas de qualidade, BPF e APPCC. Desenvolve projetos na área de educação ambiental com ênfase a preservação de recursos hídricos.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Gonçalves Romeiro Ferreira, H., Teixeira de Seixas Filho, J., & Conceição Reis Pereira Mello, S. (2021). Vegetação Urbana no Município do Rio de Janeiro: gestão e bem-estar social. Cadernos Do Desenvolvimento Fluminense, (18), 100–122. https://doi.org/10.12957/cdf.2020.54829