A COMUNICAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS-RJ

Autores

Resumo

O Plano de Emergência Municipal (PEM) como instrumento de apoio na incidência de riscos ambientais auxilia a comunicação junto à população diante de possível desastre, a partir do Gabinete de Gestão de Crise Municipal (GGCM). Este trabalho visa avaliar os procedimentos de comunicação de risco entre os agentes envolvidos e a comunidade do evento hidrológico que atingiu o município de Duque de Caxias-RJ entre 15 e 16 de janeiro de 2016. O GGCM integra ações de controle da comunicação entre a governança municipal e a comunidade com vistas à otimização de resposta às situações de eventos naturais extremos. Resultados apresentam equipes mobilizadas no atendimento de 58 ocorrências de áreas atingidas por alagamentos, inundações e escorregamentos. Conclui-se que o monitoramento hidrológico acompanhado de comunicação reversa participativa auxilia na prevenção de danos causados por desastres de eventos de inundação no atendimento à população em situações de risco ou de emergência.

Biografia do Autor

Alfredo Akira Ohnuma Jr, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Depart Eng Sanit Amb

Eng Civil formado pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos (2000), Mestrado (2005) e Doutorado em Ciências da Eng Ambiental pela USP / EESC - Universidade de São Paulo (2008), Escola de Eng. de São Carlos, Depto de Hidráulica e Saneamento. É Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 2012, pelo Depto de Eng Sanitária e Meio Ambiente. Atua na docência do curso de Engenharia Civil e Programa de Pós-Graduação em Eng Sanitária e Meio Ambiente. Tem experiência na área de recursos hídricos, hidrologia aplicada, instalações hidrossanitárias prediais e hidráulica, com atuação no âmbito de águas pluviais em meio urbano, aproveitamento de água de chuva, recuperação ambiental de bacias hidrográficas, aplicação de medidas não-convencionais de conservação, modelos hidrológicos e racionalização de uso da água. Também atua nos seguintes temas: telhado verde, monitoramento hidro-meteorológico, bacias urbanas e inundações urbanas. Já trabalhou na PETROBRAS, na área de licenciamento ambiental de gasodutos e instalações de compressão e gás, com ênfase em gestão de processos, análise e revisão de Estudos de Impacto Ambiental, planejamento estratégico e organizacional em QSMS. É também professor de Yoga e Meditação c/ formação em Yoga com Marco Schultz (2009) e Iyengar Yoga (2013) c/ Pedro Pessoa. É praticante de Meditação Vipassana c/ formação Dhamma Santi, Miguel Pereira-RJ (2008, 2009, 2011).

Fernanda Santa Barbara Vissirini, UERJ

Doutoranda e mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ênfase em Gestão Sustentável em Recursos Hídricos. Experiência profissional na área de engenharia ambiental, com ênfase em gestão de recursos hídricos, hidrologia, drenagem e gestão de risco de desastres. Atuação, desde 2008, em diversos projetos de infraestrutura urbana e rural como projetista de hidrologia e drenagem, nas diferentes etapas: elaboração de proposta, estudos conceituais, projeto básico e executivo, asbuilt, e fiscalização de rodovias. Em 2012 adquiriu conhecimento em supervisão e apoio técnico em obras de macrodrenagem, aplicação de modelos hidrológicos e hidráulicos com fornecimento de manchas de inundação e previsão de cenários do nível d?água dos rios a partir da probabilidade de ocorrência de chuvas extraordinárias e controle de inundação. A partir de 2015 passou a atuar com gestão de risco de desastres hidrológicos, trabalhando em órgãos, a nível municipal e estadual, de Defesa Civil com o monitoramento em tempo real dos fenômenos naturais e elaboração de projetos para prevenção e mitigação de risco de desastres hidrológicos (mapeamento de risco, sistema de alerta, palestras e capacitação de agentes de defesa civil, etc.). Atualmente desenvolve novos produtos e serviços na área ambiental, direcionados, principalmente, a redução de risco de desastres.

 

Rosa Maria Formiga Johnsonn, UERJ

Doutora (1998) e mestre (1992) em Ciências e Técnicas Ambientais pela Université de Paris-Est Créteil (França) e engenheira civil (1987) pela Universidade Federal de Goiás. É professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) / Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente (DESMA) desde 2006 e coordenadora adjunta do Doutorado em Meio Ambiente (PPGMA/UERJ), mandato 2019-2021. Foi Diretora de Gestão das Águas e do Território do INEA-RJ (Instituto Estadual do Ambiente), entre janeiro de 2009 e janeiro de 2015; Superintendente de Segurança Hídrica da SEA-RJ (Secretaria de Estado do Ambiente), de fevereiro a novembro de 2015; e consultora e pesquisadora-associada do Laboratório de Hidrologia da COPPE/UFRJ, entre 1999 e 2006. Tem atuado nas seguintes áreas: política e governança das águas; segurança hídrica; gestão adaptativa de secas; vulnerabilidade e adaptação às mudanças do clima; proteção de mananciais; gestão participativa; planejamento e gestão ambiental; e redução de riscos de desastres relacionados à inundação.

 

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Ohnuma Jr, A. A., Vissirini, F. S. B., & Formiga Johnsonn, R. M. (2021). A COMUNICAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS-RJ. Cadernos Do Desenvolvimento Fluminense, (18), 80–99. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/cdf/article/view/53561