Construção de competências, sustentabilidade e competitividade no sistema produtivo e inovativo do carnaval carioca
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2016.30684Abstract
A partir do referencial conceitual e analítico de Arranjos e Sistema Produtivos e Inovativos Locais – ASPILs,este artigo analisa as diversas atividades e agentes associados ao carnaval carioca. O sistema produtivo einovativo local do carnaval é constituído por diversos tipos de agentes produtivos – alguns com uma claraorientação econômica, outros caracterizados como entidades sem fins lucrativos – bem como uma amplarede de instituições voltadas para ensino e capacitação, representação e apoio e promoção. Juntos constituemum sistema com fortes interconexões e complementaridades que convergem para a organização doproduto denominado “a experiência do carnaval”. A partir de uma perspectiva sistêmica, busca-se analisarcomo estes agentes interagem, como são gerados, difundidos e usados os conhecimentos e quais são osdeterminantes da atratividade e sustentabilidade desta manifestação cultural. Os esforços direcionados àinovação e aqueles direcionados à preservação de características desta manifestação cultural se complementamnum processo dinâmico de evolução. Enquanto que as pequenas inovações que ocorrem a cadaano, caracterizadas como inovações “incrementais”, estimulam o renovado interesse do público pelo desfile,as inovações de grande impacto, caracterizadas como “radicais”, constituem um potencial atrativo de cadadesfile e impulsionam o processo de transformação desta manifestação. Diversos “subsistemas” e as capacitaçõestécnicas/produtivas, organizacionais e artísticas associadas se articulam para a produção de umamanifestação única, impossível de ser reproduzida em outro ambiente. Este estoque de conhecimentos seencontra fortemente enraizado no território local e sua preservação e difusão é fortemente determinada pelosprocessos interativos e, maiormente, informais de aprendizagem.
Palavras-chave: Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais; Atividades de base cultural; Inovação epreservação; Atratividade e sustentabilidade
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.