Análise geopolítica dos conflitos territoriais na área de influência do complexo portuário e industrial do Açu – São João da Barra, RJ

Frédéric Monié

Resumo


Ao longo do século xx, o planejamento territorial e os investimentos em estruturas produtivas e infraestruturasbeneficiaram-se de um elevado grau de aceitação por parte da sociedade. Mas, desde osanos 1980, a natureza dos grandes projetos e/ou dos processos decisórios considerados tecnocráticos,tecnicistas e autoritários passou a sofrer uma contestação crescente. As intervenções sobre o territóriosurgem assim como um campo de expressão de representações, discursos e interesses contraditóriosque desembocam em conflitos opondo parte da sociedade local, autoridades de diversos níveisde governo, atores econômicos e operadores de infraestruturas técnicas, em particular de transporte.Rivalidades de poder, para o controle, a gestão e o uso desse território delineiam complexos jogosde atores e formas inovadoras de governança que questionam os métodos de intervenção sobre oterritório do Estado, dos atores econômicos e dos operadores de redes técnicas. A crise do territórionacional como referência exclusiva da identidade da população, de organização do setor produtivo ea multiplicação dos conflitos territoriais explicam que o local seja cada vez mais um espaço de tensõesgeopolíticas. Litorais, cidades portuárias e projetos portuários como o Porto do Açu, constituemum palco privilegiado de análise dos conflitos territoriais. Consideramos que a geopolítica ofereceinstrumentos, conceitos e metodologia para analisar um espaço de rivalidades entre atores institucionaistradicionais, setoriais e sociais emergentes cujos interesses, escalas de ação e estratégiasterritoriais são frequentemente contraditórios.

Palavras-chave: Geopolítica; grandes empreendimentos; portos; conflitos territoriais locais.

< doi 10.12957/cdf.2015.26683 >


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/cdf.2015.28865

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.