Políticas da Igualdade Racial no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2014.14229Resumo
<doi>10.12957/cdf.2014.14229
O artigo trata das políticas de ação afirmativa atualmente em vigência no Ensino Superiorbrasileiro. Além de recuperar sua origem e contexto de adoção no país, o texto apresenta asdiferentes modalidades de ação afirmativa aplicadas às instituições públicas (cotas e sistemade bonificação) e também privadas (ProUni e FIES). Em seguida, discutimos como os diferentesdesenhos institucionais dessas políticas podem impactar seus resultados. A ênfase recai sobrea Lei Federal nº 12.771/2012, que estabeleceu a obrigatoriedade da reserva de vagas paraestudantes egressos de escolas públicas, com subcotas para pretos, pardos e indígenas, emtodas as universidades federais. Por fim, avaliamos os impactos já registrados das açõesafirmativas sobre a composição do corpo discente das instituições de ensino superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.