A mobilidade urbana na urbanização das favelas no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2014.11533Resumo
<doi>10.12957/cdf.2014.11533
O crescimento urbano no Rio de Janeiro tem na favela um de seus aspectos mais marcantes do ponto de vista da conformação da paisagem, ao que se somam valores espaciais, culturais e econômicos. Neste artigo buscaremos desenvolver uma compreensão ampla da política habitacional no Rio de Janeiro, investigando como a questão da mobilidade urbana vem sendo enfrentada através dos dois últimos programas implementados de urbanização de favelas, o Favela-Bairro (1993) e o mais recente Programa de Aceleração ao Crescimento – PAC (2007). Mais especificamente serão enfocadas a Favela da Rocinha, o Complexo Pavão-Pavãozinho/Cantagalo e o Complexo do Alemão. Buscaremos compreender como em cada uma destas favelas, que receberam investimentos recentes para urbanização através do PAC, desenvolve-se o tema da mobilidade urbana.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.