Um relato de uma experiência de ensino de geometria usando mosaicos e o modelo de Van Hiele
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadmat.2021.60337Palavras-chave:
Ensino, Geometria, Mosaicos, Teoria de Van Hiele, Arte.Resumo
Neste artigo, relatamos uma experiência vivida, em 2019, por um dos autores deste trabalho em sala de aula durante a elaboração de sua dissertação de mestrado. Nela, procurou-se ensinar, de forma lúdica, alguns conceitos e definições sobre triângulos e quadriláteros para uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro. Para este projeto, utilizou-se da arte dos mosaicos e do Modelo de níveis de aprendizado de geometria de Van Hiele como suporte teórico para a experiência. Os mesmos conteúdos de geometria foram ensinados em duas turmas do 7º ano, uma da maneira tradicional, com explicação no quadro junto com o livro e a apostila da escola e, na outra, utilizou-se a arte dos mosaicos. Por último, esse trabalho aponta algumas vantagens na percepção geométrica e na aprendizagem dos alunos da turma que usou a interdisciplinaridade entre Matemática e Arte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados no periódico Cadernos do IME - Série Matemática pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos ao periódico.
Cadernos do IME - Série Matemática está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.