UMA RELEITURA DA ORIGEM GEOMÉTRICA DO TEOREMA FUNDAMENTAL DO CÁLCULO PARA O AUXÍLIO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadmat.2020.52651

Palavras-chave:

Ensino, Cálculo, História da Matemática, Teorema Fundamental

Resumo

Este trabalho pretende apresentar a origem do mais importante resultado do Cálculo Diferencial e Integral: o Teorema Fundamental do Cálculo, em sua versão geométrica como concebida por Isaac Barrow, como meio facilitador de ensino da disciplina de Cálculo para cursos superiores. A História da Matemática e a maneira como os matemáticos do século XVII pensavam, neste caso, tencionam dirimir a dificuldade que os alunos desses cursos têm em entender como que os processos de derivação e integração podem ser inversos. Para alcançar este objetivo de aprendizagem, apresentamos, também, um exemplo prático de aplicação da prova feita por Barrow usando funções e a notação matemática atual.

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Biografia do Autor

Rogerio Luiz Quintino de Oliveira Junior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Análise

EDP's

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Quintino de Oliveira Junior, R. L. (2020). UMA RELEITURA DA ORIGEM GEOMÉTRICA DO TEOREMA FUNDAMENTAL DO CÁLCULO PARA O AUXÍLIO NO ENSINO SUPERIOR. Cadernos Do IME - Série Matemática, (15), 104–116. https://doi.org/10.12957/cadmat.2020.52651

Edição

Seção

Artigos de Divulgação