Aprendendo sobre Fibonacci desde cedo: Atividades para o Ensino Fundamental

Cristiane Oliveira Faria, Ana Carolina Almeida Fundo, Ruth Isabela Barbosa Gonçalves, Gabriel Gonzaga Lima, Vanessa Barreto da Silva, Vitor Bueno Entringe de Souza

Resumo


O artigo traz sugestões de abordagens da Sequência de Fibonacci em forma de atividades em sala de aula utilizando materiais concretos para professores de Matemática do Ensino Fundamental II. O objetivo destas atividades é apresentar o tema de uma maneira expositiva, divertida e curiosa, e assim, aguçar o interesse do alunado pela Matemática. Além disso, busca relacionar a Sequência de Fibonacci com conteúdos programáticos do Ensino Fundamental II, como geometria plana, raciocínio lógico, operações em diferentes conjuntos numéricos, razão e proporção. Assim, mostrando como os conteúdos matemáticos se interligam e podem ser muito mais interessantes quando estudados juntos.

Palavras-chave


Sequência de Fibonacci, Ensino de Matemática, Educação Básica, Matemática no Cotidiano

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/cadmat.2020.50351

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Cristiane Oliveira Faria, Ana Carolina Almeida Fundo, Ruth Isabela Barbosa Gonçalves, Gabriel Gonzaga Lima, Vanessa Barreto da Silva, Vitor Bueno Entringe de Souza

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

e-ISSN: 2236-2797 | ISSN: 1413-9030 

DOI
https://doi.org/10.12957/cadmat.

E-mail: cadernos_mat@ime.uerj.br    


Licença Creative Commons
Cadernos do IME - Série Matemática está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.