Aprendendo sobre Fibonacci desde cedo: Atividades para o Ensino Fundamental

Autores

  • Cristiane Oliveira Faria Departamento de Análise Matemátia, IME, UERJ http://orcid.org/0000-0002-0402-7185
  • Ana Carolina Almeida Fundo IME/UERJ
  • Ruth Isabela Barbosa Gonçalves IME/UERJ
  • Gabriel Gonzaga Lima IME/UERJ
  • Vanessa Barreto da Silva IME/UERJ
  • Vitor Bueno Entringe de Souza IME/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadmat.2020.50351

Palavras-chave:

Sequência de Fibonacci, Ensino de Matemática, Educação Básica, Matemática no Cotidiano

Resumo

O artigo traz sugestões de abordagens da Sequência de Fibonacci em forma de atividades em sala de aula utilizando materiais concretos para professores de Matemática do Ensino Fundamental II. O objetivo destas atividades é apresentar o tema de uma maneira expositiva, divertida e curiosa, e assim, aguçar o interesse do alunado pela Matemática. Além disso, busca relacionar a Sequência de Fibonacci com conteúdos programáticos do Ensino Fundamental II, como geometria plana, raciocínio lógico, operações em diferentes conjuntos numéricos, razão e proporção. Assim, mostrando como os conteúdos matemáticos se interligam e podem ser muito mais interessantes quando estudados juntos.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Faria, C. O., Fundo, A. C. A., Gonçalves, R. I. B., Lima, G. G., da Silva, V. B., & de Souza, V. B. E. (2020). Aprendendo sobre Fibonacci desde cedo: Atividades para o Ensino Fundamental. Cadernos Do IME - Série Matemática, (14), 82–106. https://doi.org/10.12957/cadmat.2020.50351

Edição

Seção

Caderno de Notas