Análise de um Modelo Discreto-Geométrico para o Problema da Propagação da Podridão em Maçãs em Conexão com Progressões e Geometria no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadmat.2019.47126Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Ensino de Matemática, Ensino Médio, Abordagem ConstrutivistaResumo
Neste artigo, apresentamos uma nova abordagem construtivista para o modelo discreto-geométrico, proposto por BASSANEZI (2012), aplicado ao problema da propagação da podridão de maçãs confinadas em uma caixa retangular. Tendo como auxílio didático a montagem de uma maquete, construída com bolas de isopor, para simular o efeito de propagação do apodrecimento das maçãs em uma caixa, o modelo surge naturalmente. Esta proposta pode ser aplicada como uma atividade em turmas do Ensino Médio, apresentando aos alunos os preceitos básicos da Modelagem Matemática. O intuito de realizar esse experimento é levar para os estudantes uma nova visão da Matemática, mostrando conceitos básicos do Ensino Médio como progressões aritméticas e geometria sendo aplicados juntos na resolução do mesmo problema. E, com isso, mostrar para esses alunos como os conceitos matemáticos se interligam e podem ser muito mais interessantes quando estudados juntos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-20
Como Citar
Faria, C. O., Fundo, A. C. A., Gonçalves, R. I., Lima, G. G., de Souza, J. P. B., & Martino, L. (2019). Análise de um Modelo Discreto-Geométrico para o Problema da Propagação da Podridão em Maçãs em Conexão com Progressões e Geometria no Ensino Médio. Cadernos Do IME - Série Matemática, (13), 51–64. https://doi.org/10.12957/cadmat.2019.47126
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados no periódico Cadernos do IME - Série Matemática pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos ao periódico.
Cadernos do IME - Série Matemática está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.