ESTUDO E APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PARA A VALIDAÇÃO DAS ESTRUTURAS FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DO PARANÁ

Antônio Carlos Machnicki, Anselmo Chaves Neto, Liliana Madalena Gramani

Resumo


<doi>10.12957/cadest.2010.15743

O sistema educacional brasileiro abrange as esferas federal, estadual e municipal e é composto de instituições públicas e privadas. O trabalho investiga quais as variáveis estruturais, pedagógicas e auxiliares (sociais) que melhor se correlacionam com o ensino e como cada estrutura escolar responde aos interesses da aprendizagem. Avaliou-se doze variáveis estruturais, doze variáveis pedagógicas e trinta e quatro variáveis auxiliares. As pesquisas foram feitas, com amostra estratificada, em vinte e duas escolas públicas da região sul do Paraná. As técnicas de análise são a estatística multivariada de dados com análise fatorial e análise de regressão. Os resultados apontam os conjuntos de variáveis que melhor se correlacionam, citadas nos fatores, e indicam quais instituições de ensino apresentam os melhores modelos de estrutura física, pedagógica e auxiliar (social) que serve de parâmetro tanto para a alocação de recursos financeiros como para o gerenciamento escolar.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/cadest.2010.15743

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN on-line: 2317-4536 / ISSN impresso: 1413-9022

DOI do periódico: dx.doi.org/10.12957/cadest


Licença Creative Commons Este revista está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.