AVALIAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS IMPLANTADOS NO ENSINO BÁSICO ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CORRELAÇÃO CANÔNICA

Autores

  • Maria Ivete Basniak PPGMNE - Universidade Federal do Paraná FAFIUVA – Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória
  • Anselmo Chaves Neto PPGMNE/DEST - Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadest.2010.15736

Resumo

<doi>10.12957/cadest.2010.15736

O presente trabalho foi motivado pela necessidade constante de avaliação de novos procedimentos metodológicos e administrativos na educação a fim de verificar possíveis equívocos entre o objetivo inicial e o que realmente foi alcançado, de forma que se possa melhorar a qualidade do ensino, pois toda mudança para que seja bem sucedida necessita de avaliação para que as tomadas de decisão sejam realmente eficazes. O objetivo deste trabalho é avaliar a correlação existente entre os recursos tecnológicos implantados nas escolas e colégios da rede estadual de educação básica do município de União da Vitória no Estado do Paraná nos últimos anos e o desempenho dos alunos, sua motivação em estudar e permanecer na escola e, também verificar se a tecnologia implantada contribui para a capacitação dos professores e para que estes preparem suas aulas de maneira a torna-lás mais atrativas. Para isso aplicou-se uma técnica de análise estatística multivariada que avalia a correlação entre dois conjuntos de variáveis, denominada Análise de Correlação Canônica, através da qual se verificou forte correlação entre os dois conjuntos de dados

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-01

Como Citar

BASNIAK, Maria Ivete; CHAVES NETO, Anselmo. AVALIAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS IMPLANTADOS NO ENSINO BÁSICO ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CORRELAÇÃO CANÔNICA. Cadernos do IME - Série Estatística, Rio de Janeiro, v. 29, n. 2, p. 47, 2010. DOI: 10.12957/cadest.2010.15736. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/15736. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Serie Estatística