Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Cadernos do IME - Série Estatística?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os originais devem ser redigidos na ortografia oficial e digitados em folhas de papel tamanho A4. As margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 3,0 cm. Os trabalhos deverão conter entre 4.000 e 12.000 palavras, incluindo as referências bibliográficas e abstract e key-words(máximo de 15 páginas). O artigo deve ser escrito no programa Word for Windows, em versão 6.0 ou superior.

Título: deve estar na primeira linha da primeira página, em posição centralizada, com tipo de fonte Times New Roman, tamanho 16, em negrito, com todas as letras maiúsculas e em espaçamento simples.

Nomes dos autores: o nome do primeiro-autor deve vir duas linhas abaixo do título (ou 24 pontos), centralizado, com letra Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, com primeira letra de cada nome em maiúscula e o restante em minúsculo, seguido da filiação institucional, e e-mail do autor. Nas linhas seguintes, deve-se repetir o mesmo procedimento para os demais autores.

Resumo: duas linhas (ou 24 pontos) abaixo do nome dos autores, o resumo deve ser na própria língua do trabalho e em paragrafo único, com no máximo 250 palavras. Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, justificado, tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples, em itálico.

Palavras chave: imediatamente abaixo do resumo, devem ser informadas as palavras-chave. Sugerem-se três palavras-chave no mínimo e cinco no máximo, em português, separadas por ponto-e-vírgula, com todas as letras em minúscula, fonte Times New Roman, justificado, tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples. O “Resumo” deste documento inclui a formatação correta do Resumo e das Palavras-chave.

Títulos das sessões: os títulos e subtítulos das sessões devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos. Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito. Não coloque ponto final nos títulos. Entre uma seção e outra, considerar uma linha (12 pontos) de intervalo. Entre uma seção e um subtítulo, considerar 6 pontos de intervalo.

Corpo do texto: o texto deve iniciar 6 pontos abaixo do título das seções. Utiliza fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento entre linhas de 1,5.

- No caso do uso de listas, deve-se usar o marcador que aparece no início desta frase;

- As listas devem ser justificadas na direita e na esquerda, da mesma maneira que os trechos de corpo de texto.

É possível, também, o uso de alíneas, que obedecem às seguintes indicações:

a) Cada item de alínea deve ser ordenado alfabeticamente por letras minúsculas seguidas de parênteses;

b) Os itens de alínea são separados entre si por ponto-e-vírgula;

c) O último item de alínea termina com ponto;

d) O estilo “Alínea” constante deste documento pode ser usado para a aplicação automática da formatação correta de alíneas.

Conforme a metodologia adotada ou finalidade que se destina, o texto é estruturado de maneira distinta, mas geralmente consiste em introdução, desenvolvimento e conclusão, não necessariamente com esta divisão e denominação, mas nesta seqüência.

Notas: as notas devem ser reduzidas ao mínimo e digitadas em pé de página, numeradas a partir de 1. Usar fonte 9, Times New Roman, justificado. Se houver nota no título, ela receberá asterisco e não numeração. As notas não devem ser utilizadas para referência bibliográfica.

Artigos em português devem ter título e subtítulo em inglês e, deve vir na página seguinte à última seção do artigo.

Abstract: deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, justificado, tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples. O abstract consiste na apresentação concisa do texto, em inglês, destacando seus aspectos de maior relevância, em no máximo 250 palavras.

Key-words: imediatamente abaixo do abstract, devem ser informadas as key-words, separadas por ponto-e-vírgula, com todas as letras em minúscula, fonte Times New Roman, justificado, tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples. O “abstract” deste documento inclui a formatação correta do abstract e das key-words.

As tabelas e ilustrações devem ser numeradas em algarismos arábicos, apresentar título na parte superior e fonte na parte inferior, centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 10, com espaçamento 12 pontos antes e 6 pontos depois do título e 6 pontos antes e 12 pontos depois da fonte, bem como ser referenciados no corpo do texto. Ver, por exemplo, a Figura 1.

Figura 1 – Exemplo de figura

Fonte: Clovis, 2006

As citações bibliográficas no corpo do texto devem obedecer ao sistema autor-data.

Devem ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do autor, de acordo com as normas da ABNT (NBR-6023). As abreviaturas dos títulos dos periódicos citados deverão estar de acordo com as normas internacionais.

Obs. A exatidão das referências bibliográficas é de responsabilidade dos autores. Comunicações pessoais, trabalhos em andamento e os não publicados não devem ser incluídos na lista de referências bibliográficas, mas citados em notas de rodapé.

Para as referências, deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, prevendo 12 pontos (ou uma linha) depois de cada referência, exatamente conforme aparece nas referências aleatórias incluídas a seguir. As referências devem aparecer em ordem alfabética e não devem ser numeradas. Todas as referências citadas no texto, e apenas estas, devem ser incluídas ao final, na seção Referências.

Por exemplo:

BRAYNER, A.R.A.; MEDEIROS, C.B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9.; 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

CAMPOS, V. F. Controle da Qualidade Total, no estilo Japonês. 8 ed. Belo Horizonte: EDG Editora, 1992.

CHECKLAND, P. Soft Systems Methodology. In ROSENHEAD, J. Rational Analysis for a Problematic World: problems structuring methods for complexity, uncertainty, and conflict.Chichester: John Wiley and Sons, 1989, p. 71 – 100.

HAIR, J. Multivariate Data Analysis. Editora Prentice Hall, New Jersey, 1998.

KOOPEBERG, C., STONE, C. Logspline Density Estimation, Journal of Computational and Graphical Statistics, 1, 301-328, 1992.

LAWRENCE, P. R. Changingof Organizational Behavior Patterns.Piscataway: Transaction Publishers, 2001. Disponível em: <http://search.epnet.com/direct.asp?an=7511860&db=buh>. Acesso em: 2004.

VERTREES, J.C. A Model for Allocation Budgets in a Closed System which Simultaneously Computes Diagnosis Related Group Allocations Weights. in Operations Research, 2003.

 

Os artigos deverão seguir as diretrizes descritas no "arquivo modelo", já formatado de acordo com as regras estabelecidas.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. A revista Cadernos do IME - Série Estatística não cobra taxas de submissão e publicação de artigos.
 

Declaração de Direito Autoral

Declaramos que, em caso de aceitação do artigo, a revista Cadernos do IME – Série Estatística passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da revista, sendo vedada qualquer reprodução, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.